Como tirar o visto americano de turista?

O visto é um documento que permite a entrada ou estadia em um país estrangeiro. A necessidade e as condições de cada visto depende de acordos entre o país de origem e o país de entrada. Assim, um brasileiro que queira entrar nos Estados Unidos precisa necessariamente de um visto, enquanto nos países membros da União Europeia o visto só é necessário se o período de permanência for superior a três meses.

O visto americano costuma ser um grande tabu, uma vez que são várias as histórias de pessoas que tiveram o visto negado. O processo de requerimento é bem burocrático e chato, muitas vezes não sabemos nem por onde começar, de modo que contratar um despachante torna-se a opção mais prática. No entanto, para quem quer economizar, é perfeitamente possível fazer o tudo sozinho.

O governo americano oferece vários tipos de visto, de acordo com o que a pessoa vai fazer no país. Pode ser visto de turismo, trabalho, trabalho temporário, estudo, etc. mas focarei aqui no visto de turismo, o B2.

Então, como fazer para pedir o visto americano de turista?


1. Em primeiro lugar, para solicitar o visto, é necessário ter um passaporte válido. Os dados do passaporte serão pedidos nas etapas seguintes

2. Preenchimento online do formulário DS-160 no seguinte link: https://ceac.state.gov/genniv/
  • Ao entrar no site, selecione o consulado no qual fará a entrevista: Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo. Na lista, as cidades estão organizadas por país, então procure “Brazil” e a cidade escolhida.
  • Em seguida, preencha o código dado e selecione a opção “Start an application”.
  • Logo que o preenchimento for iniciado será dado um número, a Application ID. Guarde esse número, pois ele permitirá recuperar os dados do formulário, caso necessário. Ao final de cada página, salve o documento para evitar que as informações já inseridas se percam. O formulário está todo em inglês, mas passando o mouse por cima da pergunta, aparece a tradução e eventuais respostas a dúvidas. Recomendo a quem for preenchê-lo o máximo de atenção possível, pois um erro no preenchimento do formulário pode comprometer todo o processo.



3. Pagamento de uma taxa de US$160 (não reembolsáveis). Esse pagamento é feito através do cartão de crédito.

4. Agendamento da entrevista: para que o agendamento seja feito o solicitante deve ter em mãos a página de confirmação do preenchimento do DS-160 e o número do passaporte. Para quem está solicitando novo visto, a entrevista é feita em duas etapas.


  • A primeira etapa consiste na ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde tira-se a foto do visto e são coletadas as digitais. Esses centros estão localizados em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e duas unidades em São Paulo. Você encontra os respectivos endereços aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv/information/asc
  • Para entrar no CASV é necessário apresentar a página de confirmação do DS-160 e o passaporte. É possível entrar com aparelhos eletrônicos, porém devem estar desligados.



5- A segunda e mais esperada etapa é o comparecimento ao consulado, onde é feita a entrevista de aprovação ou não do visto. Também no Consulado é necessário apresentar a página de confirmação do DS-160 e o passaporte. Além disso, é recomendado levar documentos que comprovem vínculo com o Brasil e comprovantes de renda, como comprovante de matrícula de faculdade, documento de carro, de apartamento, contra-cheque, extrato bancário, etc. Pode ser que não peçam. Mas pode ser que peçam e, nesse caso, é bom ter tudo em mãos. A entrevista é feita em português.
  • Não é permitido entrar no consulado com aparelhos eletrônicos e o consulado não disponibiliza guarda-volumes próprio. No Rio, existem banquinhas em que cobram R$8 para guardar o aparelho. São lugares meio estranhos mas já deixei meu iPhone duas vezes e não tive problemas, também nunca soube de ninguém que teve (eles ganham muito dinheiro com aquilo, não colocariam tudo a perder, na minha opinião).
  • No caso de aprovação do visto, o passaporte fica retido e é entregue posteriormente no endereço indicado pelo solicitante durante o preenchimento dos formulários. Se o seu visto for reprovado o passaporte é devolvido. O solicitante que tiver o visto reprovado pode fazer novas solicitações posteriormente.


Outras informações estão disponíveis em: http://brazil.usvisa-info.com.

Comentários

Postagens mais visitadas