London!

Vendo o cronograma da escola vi que no meu último final de semana em Bristol teriam duas opções de excursão: Londres ou País de Gales. Minha ideia inicial era ir pra Londres, obviamente, mas as meninas não estavam muito animadas. A Laura iria embora no sábado, a Michelle iria pra la depois, encontrar com o namorado e a Chantal disse que poderia visitar Londres depois e que dificilmente teria outra chance de conhecer o País de Gales. Pra mim, no entanto, não é tão fácil ir pra Londres. Tem um oceano entre nós, o que deixa a viagem terrivelmente cara e eu, então, não podia perder aquela oportunidade. Mas... Ir sozinha?! Que graça teria?! A excursão do próximo final de semana era pra Glastonbury e Wells e decidimos não ir. Iríamos a Bath no domingo, por nossa conta. 

Na terça-feira, se não me engano, então, a Hazal bateu no meu quarto. Ela iria embora no sábado e não tinha ido a Londres, mas queria muito ir. Ela propôs, então, que fôssemos juntas na sexta. Seria perfeito! Eu conheceria Londres, visitaria Bath no domingo e ainda poderia visitar o País de Gales na semana seguinte!! Compramos os bilhetes de ônibus pela internet e na sexta, bem cedinho (era 5:45 e estava amanhecendo quando saímos de casa!), pegamos o ônibus.



Foram três horas de viagem e dormi na medida do possível. Sentei no corredor do ônibus, então não tinha a janela pra me apoiar. Qualquer posição para dormir era extremamente desconfortável. Pouco depois das 9h chegamos em Londres! No caminho até a estação não tinha ponto turístico nenhum, mas a sensação de estar em Londres era incrível. Tudo parecia incrivelmente glamouroso!! Lojas de grife, vi um monte!!

A Hazal estava com o mapa. Havíamos feito um roteiro e ela guiou nossa caminhada. Primeira parada: Palácio de Buckingham. Ele ficava pertinho da estação... Como tínhamos apenas um dia e Londres é grande, não tínhaos tempo para entrar e ver direito. Ficamos do lado de fora, de onde tiramos um monte de fotos. O Palácio é enorme e uma das primeiras coisas que vimos foram os homens da guarda real dentro do portão. Tiramos foto no Memorial da Rainha Victória e seguimos nossa caminhada.

Fomos então ao parque St. James que também era grande e lindo! Me senti em um conto de fadas... Um bosque, esquilos, um lago, uma ponte e cisnes!! Tiramos mais fotos por ali e seguimos. Saímos em uma rua meio estreita, onde tinha alguns prédios do departamento de engenharia civil e uns outros. Mais adiante, comecei a ver o mais esperado: Big Ben!! Ele apareceu meio tímido, atrás da árvore, dava pra ver só o alto da torre mas a emoção foi grande! Foi engraçado ver ao vivo um monumento que via só pela TV... Fomos caminhando e chegando mais perto, numa área movimentada da cidade. UAU! O palácio de Westminster, onde está o Big Ben é a coisa mais dourada que já vi na vida!! Nas ruas vi os primeiros famosos ônibus londrinos vermelhos de dois andares!! Alguns são ônibus de turismo, mas também tem os ônibus comuns. Depois de algumas fotos, seguimos.

Londres é uma cidade grande e multicultural. A presença de turistas é bem forte! Chegando na ponte de Westminter, sobre o rio Tâmisa, tinham vários artistas de rua, desde uma pessoa caricaturada de Rainha Elizabeth até um escocês com vestimenta típica tocando gaita de fole. É bem interessante, mas depois de um tempo o barulho irrita.. A ponte, como tudo em Londres é linda e tinha vista para outro monumento: o London Eye! London Eye é uma espécie de roda-gigante realmente gigante (cerca de 135m) com uma espécie de bondinho no qual as pessoas entram e tem a vista panorâmica de Londres. Deve ser maravilhoso, mas nosso tempo era curto e o preço salgado. 18£, se não me engano. Ali perto tinha também o aquário de Londres, mas, sinceramente, visitar aquários não é meu programa preferido, embora digam que é bem legal. Continuamos então nossa caminhada. Andamos, andamos e chegamos em uma área comercial de Londres, cheia de prédios altos e modernos. Entre eles tinha um prédio curioso, em forma de ovo e todo revestido de vidro (como a maior parte deles). É a sede a Swiss Re em Londres, a maior companhia de seguros do mundo. Mais adiante, chegamos à London Bridge. Foi uma grande surpresa descobrir que a ponte bonita que eu via na TV não era a London Bridge, que, aliás é só uma ponte (quem
lembra da musiquinha: "London Bridge is falling down, falling down, falling down...")  MAS ela tem vista para a outra ponte, a Tower Bridge. Essa sim é a ponte legal que vemos na TV e nas revistas. Seguimos em direção a ela. Próximo à ponte fica a Tower of London, carinhosamente conhecida como The Tower, que é um prédio que foi construido no século XI para servir à monarquia. Dessa construção saiu o nome a ponte! Dentro da muralha da Tower of London parecia estar havendo uma apresentação, com tema medieval ou algo assim. Vi apenas de longe algumas pessoas vestidas a caráter e catapultas e outros eequipamentos. A fila para entrar era enorme e, mais uma vez, ficamos do lado de fora. Tiramos algumas fotos de lá e da ponte e voltamos a andar. Por ali tinha um monte de loja de souvenirs, todas muito caras, naturalmente, alguns bares e restaurantes.

Palácio de Buckingham e Memorial da Rainha Victoria

Palácio e ponte de Westmint e Big Ben

London Eye

Tower Bridge


Já deviam ser 13 ou 14h e estávamos ficando com fome. Andamos mais um pouco e paramos no Mc Donald's pra comer e descansar. Estávamos andando desde 9h30 e o cansaço começava a dar sinais. Pegaríamos o ônibus para Bristol só à noite e ainda tínhamos o resto do dia pela frente!! Nossa pausa para o almoço foi bem agradável, ficamos um tempão sentadas conversando e descansando. Não podíamos perder mais tempo, e mais de 1h depois recomeçamos. Passamos por uma rua bem legal, com aparência de rua comercial mas com prédios mais antigos. De longe avistei uma cúpula. Era a Igreja de São Paulo. A medida que nos aproximávamos ficava impressionada com o tamanho!! Não estou acostumada a ver nada tão grandioso!! Fui ao Vaticano com 12 anos e me lembro pouco da Basílica de São Pedro mas acredito que sejam do mesmo ou quase do mesmo porte!! Eu olhava pro alto e me perguntava como cada pedra chegara lá em cima?!? Era realmente impressionante!!! Já havíamos visitado praticamente todos os pontos turísticos mais importantes, então resolvemos seguir para o nosso último destino: Oxford Street. A Oxford Street é uma rua comercial onde estão concentradas uma praticamente todas as lojas de grife: Calvin Klein, GAP, Guess, H&M, L'Occitane, Molton Brown, etc... Começamos entrando nas lojas, mas, aos poucos, o cansaço nos venceu. Chegamos, então em uma parte mais simples, com várias lojas de souvenirs. Entramos em uma e compramos horrores: blusas, chaveiros e bobagenzinhas parecidas. Depois disso continuamos o caminho de volta. Dessa vez fomos mais rápidos, tiramos uma ou outra foto mas seguimos sem mais paradas. Os pés já doíam e queríamos chegar logo para sentar e descansar. Passamos novamente pelo St. James Park, mas entramos por um outro lado onde havia uma gande gramado com algumas árvores onde as pessoas sentavam pra relaxar ou faziam picnics. Nos unimos a eles. Tinham várias cadeiras e sentamos em duas delas. Alguns minutos depois vimos uma placa dizendo que o uso das cadeiras devia ser pago e vimos também alguém que fiscalizava. Decidimos sair e sentar na grama mesmo. Tiramos os sapatos e ficamos um tempão relaxando!! Já não aguentávamos mais andar e aquele descanso foi super necessário. Quando o sol começou a se por, decidimos seguir.


Igreja de São Paulo

Descansando no Parque St. James

Chegamos na estação umas 19h e nosso ônibus sairia umas duas horas depois. Comemos um sanduíche e sentamos pra esperar. Estávamos mortas, os pés doíam... Ficar lá esperando foi uma experiência interessante, tinha gente de tudo quanto é tipo, falando várias línguas diferentes, com roupas diferentes... Me chamou a atenção, por exemplo, ver mulheres usando burca. Eu nunca tinha visto aquilo antes.. Não ao vivo. Já tinha visto mulheres com lenços na cabeça, mas burca é um pouco mais chocante. elas são, na maioria das vezes, pretas e cobrem o corpo todo, deixando apenas os olhos a vista. As meninas, também se cobrem, mas deixam o rosto a mostra. Só o rosto. De tempos em tempos, a Hazal identificava algum turco e me mostrava. Tinham brasileiros também, mas poucos. Finalmente chegou a hora de ir embora... Entramos no ônibus e, mesmo desconfortável, consegui dormir um pouco. O cansaço falou mais alto... Chegamos em Bristol quase meia-noite e pegamos um taxi para ir pra casa. Não tínhamos mais forças para subir a Whiteladies Road. Foram aproximadamente 13,5km de caminhada em Londres!! Chegando em casa, consegui entrar no Skype um pouquinho para matar a saudade, mas não demorei a dormir...

Comentários

Postagens mais visitadas