Tiradentes

Para encerrar a IV Semana de Música Antiga - Bizzarrie Alegórica, fui convocada para fazer uma viagem a Tiradentes, para acompanhar o grupo que estaria lá. Fomos de ônibus e, apesar de ter sido um dia chuvoso, felizmente não pegamos muita chuva na estrada.

Saindo do Prédio Verde

Antes da viagem, não procurei saber sobre a distância BH-Tiradentes, imaginando que fosse perto como outras cidades históricas tipo Ouro Preto (96km) ou Mariana (110km), mas, já no ônibus descobri que seriam intermináveis 190km, quase o dobro da distância de Ouro Preto, e bem mais do que uma ida pra Mariana. E de ônibus. Eu sempre fico meio tonta em viagens de ônibus, são sempre intermináveis pra mim. Mas enfim, sobrevivi.

Chegamos lá já na hora do almoço e chovia. Aquela chuva fininha e chata. #Fail do dia: calça branca. O grupo era grande e boa parte dele foi para um restaurante self-service ali no centro. Eu fui com o pessoal que estava trabalhando no escritório onde trabalhei na IVSMA para um restaurante indicado por uma das meninas que estava com a gente: o Restaurante Dona Xepa. Se não me engano éramos 7 ou 8 pessoas e tinha uma mesa grande que cabia todo mundo. O restaurante é simples, mas com uma decoração típica, preço bom e comida gostosa. Ficou mais ou menos R$25 por pessoa. Pedimos comida mineira típica: Frango com Ora-Pró-Nobis acompanhado de arroz branco e angu, e feijão tropeiro, tudo na panela de pedra!

Restaurante Dona Xepa
Rua Ministro Gabriel Passos, 26A – Centro
Tiradentes/MG

(32) 3355 1767

Após o almoço o grupo todo se reuniu novamente e saímos em caminhada pela cidade para uma palestra Itinerante conduzida pelo professor Rodrigo Bastos (Arquitetura/UFSC): O decoro na Arquitetura Colonial. Subimos a ladeira até a Matriz de Santo Antônio. Onde tivemos quase que uma aula prática sobre arquitetura e arte barrocas na área interna da Igreja. Na saída, porém, fomos castigados pelo frio e pela chuva, fininha e constante...

Entrada da Matriz de Santo Antônio
Ladeira que dá acesso à Matriz. A varanda à esquerda é a Câmara Municipal.
Continuando a caminhada, paramos no Chafariz São José, antigo bebedouro de animais. Após mais algumas explicações do Prof. Rodrigo, paramos para gravar vídeos com depoimentos sobre a IVSMA, uma vez que aquela viagem marcava o encerramento.

Para terminar o dia, fomos todos para um café caríssimo, como muitas as coisas em cidades históricas/turísticas, para matar a fome antes da longa viagem de volta pra Belo Horizonte. Infelizmente não guardei o nome do café, mas, apesar do preço, o ambiente era bem aconchegante e tudo muito gostoso!

Eu ainda quero voltar para explorar a cidade melhor.. Quando eu tiver essa oportunidade volto pra contar tudo!