Mina da Passagem: a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação pública!

Oi, povo! 

Um salve pra minha inconstância eterna. Eu poderia dizer que vai melhorar, mas não vai! Paciência! E o caso é tão sério que estou com meu intercâmbio marcado pra daqui a menos de um mês e não fiz menção a isso no blog! Mas isso vai ser assunto pro próximos posts.

Hoje queria falar um pouco sobre Ouro Preto. Não sobre a cidade em si, mas sobre a Mina da Passagem, uma menina que fica entre Ouro Preto e Mariana e é um passeio bem legal que tem por lá. Visitei Ouro Preto com uns amigos há pouco mais de 1 mês, mas embora a cidade mereça um post dedicado a ela toda, por ora não vou fazê-lo. Quem sabe um dia...

Então vamos ao que interessa: fomos na cidade na época da Copa, o que significa que estava bem cheia de turistas. Bem mais cheia do que a última vez que eu fui em dezembro. Chegando lá vários guias nos abordaram oferecendo explicações etc. e eles citaram "a maior mina de ouro aberta a visitação do mundo" que até então não tínhamos ouvido falar. Dispensamos os guias e fomos por conta própria, já que estávamos de carro e com o Google maps em mãos! Hehe. Foram mais ou menos 5, 10 minutos até chegarmos lá. O acesso é feito pela BR262, sentido Mariana. Vale dizer que a estrada não tem indicação nenhuma, só na entrada da mina mesmo, o que nos deixou um pouco receosos a princípio, mas enfim chegamos. 

O lugar parece uma fazenda com um estacionamento grande e gratuito na frente. Estava meio deserto, mas vimos outro grupo de turistas voltando pra pegar o carro e vimos que era ali mesmo. Parece que tem um museu por lá, mas não o visitamos, e tinha um restaurante que está desativado. Andamos um pouquinho e chegamos ao lugar pra pegar os ingressos. A entrada custa (ai!) R$35. 

Vista da entrada da Mina

O acesso à Mina é feito por um trolley, o carrinho que levava os mineiros lá pra baixo na época da mineração. São 315m de descida, que leva cerca de 4 minutos. Para descer é necessário estar acompanhado por um guia que nós encontramos por lá mesmo.

Trolley que leva à Mina

Motor a vapor do Trolley

Em princípio a mina tinha 7 níveis, mas acabaram inundando e hoje só é possível descer até o segundo, a 120m. de profundidade. Aviso aos claustrofóbicos: quem tiver crise lá embaixo pode pedir pra voltar que eles devolvem o valor do ingresso. Eu particularmente achei um ambiente bem agradável: a temperatura é estável (entre 17ºC e 20ºC) e devido à profundidade não tem insetos ou outros bichos por lá! É um passeio bem interessante e cheio de história. Segundo a guia, nessa mina não houve trabalho escravo e de lá foram retiradas 35 toneladas de ouro até 1985, quando foi desativada. Embora ainda tenha ouro, a quantidade é muito pequena e a exploração não é mais rentável.


Por lá tem um lago natural, resultado da inundação, de águas incrivelmente transparentes. O local é usado para mergulho de caverna. Essa modalidade é feita, no entanto, somente por pessoas com treinamento adequado.

O passeio todo leva cerca de meia-hora e é um passeio bem bacana. Lá dentro é permitido tirar fotos, mas como eu estava apenas com meu celular, minhas fotos ficaram bem ruinzinhas... Enfim. Vale a visita!

Saindo da Mina

Mina da Passagem
Horário de visitação: segunda e terça, 9h às 17h; quarta a domingo, 9h às 17h30 
Site oficial: http://www.minasdapassagem.com.br/historico.html

Comentários

Postagens mais visitadas