Palatino e Foro Romano

Se num dia visitamos o Coliseu, o dia seguinte seria dedicado ao Palatino e ao Foro Romano. Embora o Foro Romano seja conhecido de nome, talvez pelos livros de história (pelo menos eu acredito que seja), não é um passeio tão famoso. Quer dizer, a fama de Roma está toda no Coliseu. Apesar disso, acreditem, é um passeio sensacional! Julguem-nos (minhas amigas tiveram a mesma opinião!), mas é um passeio bem mais legal que o Coliseu, inclusive.

Saímos de casa depois do almoço, estava muito quente e o sol fortíssimo. Apesar do calor (talvez a Marcela e a Aninha dissessem “por causa do calor"...) estávamos super animadas! O ingresso, como eu já disse, é o mesmo do Coliseu, que custa €12 e vale por dois dias consecutivos. O espaço é enorme, então vale a pena tirar a tarde inteira pra ficar lá, principalmente se, assim como nós, quiser explorar cada cantinho! São três entradas e entramos pela entrada onde fica o Arco de Tito, um arco erguido em 70 d.C. em homenagem à ocupação da capital da Judeia pelo imperador. 



Seguimos então para o lado do Palatino, que teria sido o berço de Roma. O local abrigou templos e residências de pessoas da alta sociedade romana, e foi em meio ao que sobrou dessas construções que caminhamos. Como eu disse, o sol estava forte e em Roma é sempre bom andar com uma garrafinha d’água, inclusive porque em todos os cantos terá uma fonte para reabastecê-la. Inclusive no Palatino. 




Apesar de ter alguns Oasis sob a sombra, as partes ensolaradas eram as mais legais e renderam várias fotos ótimas e várias fotos jacu! Nos divertimos horrores esse dia e pela beleza do lugar e pelo tanto que foi bom, acho que somos unânimes ao dizer que foi nosso melhor passei em Roma!!
Esse trio... Amo demais!


Na pontinha do pé!
Calor!! Posso ficar aqui nessa sombra pra sempre??

Por ali passamos pelo Estádio de Domiziano e logo ao lado seguiam-se as ruínas do Palácio e das termas de Settimio Severo de onde tem-se a vista do... Circo Máximo! Há! Sem querer havíamos descoberto como chegar no lugar onde vimos pessoas na véspera. Sou suspeita quando se trata de altura, mas pra variar, gostei bastante, apesar de não ser o panorama mais bonito de Roma. 





Circo Máximo visto do alto!

Depois de rodar o Palatino inteiro voltamos ao nosso ponto de partida para descer ao Foro Romano. Em meio à descida lembramos que, como sempre, estávamos esquecendo de comer e estávamos com fome. Como não comer estava sendo recorrente, dessa vez levamos um pacote de biscoito pra enganar o estômago, até porque lá dentro não tem nada. Sentamos numa sombra, comemos nosso biscoito e seguimos. 

O Foro Romano tem menos cara de labirinto que o Palatino, já que é uma área plana e dá pra ter uma visão geral. O local era o centro da vida e por ali estão os restos de templos dedicados a várias divindades. 







É útil avisar que por ali tem banheiro, caso seja necessário. Já eram 18h quando terminamos de explorar o Foro Romano e soaram um sinal avisando que em 1h o local seria fechado. Foi quando, olhando na planta (tem várias delas espalhadas por lá!) nos demos conta que deixamos de visitar um jardim próximo ao Palatino. Apesar do cansaço, voltamos e fomos procurar o tal jardim. Quando finalmente o encontramos era um jardim menor do que o esperado e bem feio e mal cuidado. Diante de tudo que havíamos visto, ficamos um pouco decepcionadas. Em princípio a única coisa “diferente” era o túmulo de um tal Giacomo Boni que, pesquisando na Wikipedia depois, descobri que foi um arqueólogo e arquiteto romano. Até que nos deparamos com mais uma vista maravilhosa. E um por do sol maravilhoso! Nessa hora chegamos à conclusão que valeu a pena ter rodado tanto à procura de tal jardim. Podíamos dali ver todo o Foro Romano e o Coliseu ao fundo, todo iluminado pelo sol! Mas a essa hora já anunciavam pelos altos-falantes que o local ia fechar e fomos obrigadas a ir embora... 




Pra variar, terminamos o dia no restaurante de sempre e com um gelato maravilhoso na Piazza Re di Roma!

Comentários

Postagens mais visitadas