Aniversário em Siena!

Num dessas idas noturnas à Praça conheci a Ana Paula, uma brasileira que tinha acabado de chegar. Eu não estava muito animada pra conhecer brasileiros não, mas, por educação, me rendi. Conversamos um pouco e descobrimos que ambas fariam aniversário no final de semana: ela na sexta e eu no sábado. Eu queria que meu aniversário fosse sensacional, ela também, então resolvemos nos unir pra comemorar juntas, pra comer bastante e pra nos divertirmos horrores! Talvez por isso, mas com certeza porque tinha que ser, aquele dia ganhei uma grande amiga pro resto da viagem! A partir de então "le Pauligne" se tornaram inseparáveis! O plano era comemorar nossos aniversários com música brasileira e brigadeiro! :D

Acontece que ainda estávamos na semana de recepção dos estudantes estrangeiros e a ESN, que é uma associação estudantil que “cuida” dos intercambistas, estava preparando uma semana cheia de eventos e resolvemos incluí-los na nossa programação de aniversário. O primeiro deles, na quinta-feira, foi  um passeio noturno pelas fontes de Siena. Vou deixar pra falar das fontes quando for falar das contradas daqui de Siena. Em princípio, um passeio noturno pelas fontes pode parecer um programa meio estranho, mas a ideia era, na verdade, que a cada parada fosse oferecida uma dose de limoncello, um famoso licor italiano, para, no fim das contas embebedar todo mundo. Eu e Ana pegamos caipirinha na Birreria, um famoso bar que tem na Praça, e fomos encontrar o grupo. Estava uma confusão enorme, tinha muita gente e acabei nem experimentando o limoncello. No fim das contas eu já conhecia o roteiro que fizemos, mas a Ana ainda não. Foi legal rodar ali à noite, mas não voltamos pra casa tarde.

Eu, Ana e Sofia
Sexta-feira foi o aniversário da Ana! Siena estava especialmente linda e florida esse dia! A cidade estava concorrendo a Capital Europeia da Cultura e cada dia nos surpreendia com alguma coisa diferente. Aproveitando a campanha do outubro rosa, encheram a praça com flores rosas!

À tarde a Ana teve que ir pro curso de italiano e eu aproveitei o tempo livre pra preparar nossos presentes de aniversário: brigadeiro e palha italiana!

O plano para a noite era o seguinte: iríamos para a praça comer brigadeiro e eventualmente dividi-lo com quem estivesse lá, e depois iríamos pra uma boate. Nenhuma das duas é grande fã de boates, mas achamos que seria uma experiência interessante! Foi o que fizemos. Estávamos em clima de aniversário, o que é sempre uma delícia! Dividimos nosso brigadeiro com a Alice, inglesa colega de quarto da Ana que amou nossa “invenção” e com o Daniel, outro inglês que conhecemos. Depois sentamos em uma roda de intercambistas ingleses, franceses etc. que cantaram o “Parabéns pra você” mais morto do mundo! Achamos engraçadíssimo!

Eu, Ana e Alice
Sobre boates na Itália, é importante dizer que, em primeiro lugar, elas não ficam abertas o ano inteiro. Elas fecham no verão e reabrem no inverno. Aquele dia era, então, a reinauguração de uma delas, a Papillon. Sobre boates em Siena: elas não existem.  Elas ficam só nas cidades próximas. Isso significa que é preciso pegar um ônibus, a chamada “navetta” que por 1 euro nos leva até lá. A vantagem da navetta é que é super pratica, já que não precisamos preocupar com o transporte. O problema é que os horários são bem limitados.

Saímos da praça e seguimos pra Piazza Gramsci, onde pegaríamos a navetta. O ônibus estava LOTADO e não sei como coube tanta gente... E entrava sempre mais... No fim das contas apoiávamos uns nos outros pra não cair. Chegando lá, uns 15 minutos depois, uma olhadinha no relógio: meia-noite!! Isso significava que já era o meu aniversário na Itália e ainda era o aniversário da Ana no Brasil! Depois de abraços e fotos de aniversário duplo, seguimos pra boate. O clima de aniversário estava nos deixando super animadas! A entrada, porém, estava um caos. O lugar tinha feito um jantar antes, tinha atrasado tudo e ainda não poderíamos entrar. E enquanto isso foi só chegando gente, e as pessoas iam se amontoando, incapazes de fazer uma fila. Acabamos encontrando o Daniel e outros conhecidos em meio ao caos. Eu a Ana ficamos juntas enquanto deu sem sermos esmagadas e pisoteadas. Até que decidimos que na tentativa de entrar teria que ser cada uma por si. Nos encontrávamos dentro.

Foto de meia-noite!
Cerca de 1h e um certo mal humor depois, conseguimos entrar. Aquela bagunça tinha conseguido nos desanimar, mas decidimos não nos render afinal, era nosso aniversário! Lá dentro, uma cena no mínimo inusitada: um senhor de cabelo branco cantando animadamente e um público de uns 50 anos pra cima se divertindo horrores com aquilo. Quando compramos nossa entrada ganhamos um vale shot e precisaríamos dele pra animar. Procurando o bar, fomos parar num outro ambiente, ainda mais inusitado: o público era sempre esse, um pouco mais velho, em uma roda de dança de salão... Depois fiquei sabendo que aquilo tudo fazia pare da programação do jantar. Passado um tempo, acabou a apresentação do cara de cabelo branco e o lugar ficou com mais cara de boate. No fim das contas, boates são mais ou menos iguais em qualquer lugar. A diferença é que aqui na Europa (pelo menos reparei a mesma coisa na Inglaterra) não rola pegação. Pessoas ficam eventualmente mas não rola aquela pegação do Brasil. Além disso tem um cara chato com um microfone “animando” a galera: “Todo mundo com as mãos pro alto!”, “Dançando! Dançando!”, “È isso aí galera!”, “E hoje é aniversário do Fulano! Parabéns, Fulano!!”. Enfim. Irrita.

Ana, Daniel, Alice e eu!
Os ingleses não resistiram muito tempo e pegaram a navetta de 02:30 pra voltar pra casa. Eu e a Ana, embora quiséssemos ficar mais, pegamos a navetta 1h depois. Aquela era a última... Dessa vez conseguimos pelo menos voltar sentadas, comendo nosso brigadeiro que tinha ficado dentro da bolsa...

O que dizer dessa menina que eu mal conheço e já considero pakas?