Milão

Final de ano chegou… E com ele vem um monte de sentimentos de saudade de casa, da família, mas também aquela tristeza de pensar que a partir de agora o tempo vai voar e num piscar de olhos a viagem chegará ao fim... A ideia agora é aproveitar ainda mais cada segundo!

A última atividade programada pela ESN para 2014 foi uma viagem a Milão, para o Crazy Countdown, uma festa de fim de ano que reuniria estudantes Erasmus de várias partes da Itália. A programação seria bem pesada, mas seria uma boa chance de nos divertirmos e de conhecer Milão. A ideia era sair de Siena às 8h, encarar uma viagem de ônibus de pouco mais de 4h, chegar em Milão, almoçar, fazer um city tour, sair pra um aperitivo, ir direto pra boate, virar a noite lá e voltar pra Siena às 6h da manhã.

Na véspera eu e a Ana, pra variar, tínhamos saído. O que era pra ter sido um jantar acabou se estendendo um pouco mais (do que eu queria, inclusive) e voltamos pra casa tarde. A vantagem é que teríamos tempo pra dormir no ônibus. Na verdade, eu não consegui dormir tanto assim no ônibus, mas consegui ficar descansada. A Ana começou a sentir enjoo logo no início e a viagem não foi fácil pra ela., que acabou ficando meio mal o resto do dia. Fizemos uma parada no meio do caminho, que foi um alívio, mas estava mega frio e eu estava com medo de como estaria o tempo em Milão. Eu estava preparada, mas talvez não o suficiente.

Chegamos em Milão umas 13h mais ou menos e pegamos o metrô até a região do Duomo. O Duomo é liindo, mas o tempo de Milão realmente desanimava... Aquele chuvisco que só serve pra incomodar, aquele céu cinza, uma neblina constante... Não entramos no Duomo porque não teríamos tempo e a fila estava enorme!

Nos dispersamos pra almoçar. A cidade estava lotada de gente, de pombos e aquele caos incomodava um pouco. Resolvemos comer no Mc Donald’s por questão de praticidade: duas librianas andando juntas têm sérios problemas pra escolher, inclusive lugar pra comer. E diante daquele caos e daquele frio, só queríamos sentar em um lugar tranquilo logo. Não que o Mc Donald’s estivesse tranquilo, mas pelo menos sentamos no quentinho e comemos.

Depois partimos pra tomar o nosso café. Entramos no primeiro café que vimos e que tinha lugar pra sentar e nos acomodamos. Eu e a Ana precisávamos ir ao banheiro. Ela foi primeiro mas a fila tava tão grande que ela ficou pelo menos uns 30 minutos esperando. Até desanimei de ir... Logo teríamos o City Tour, então descemos, tomamos café no balcão mesmo, fomos atendida por um cara engraçado que assustou com minha voz e despediu dagente com um “obrigado” e voltamos ao Duomo onde encontraríamos o resto do grupo.

Começamos o City Tour por um dos prédios da Universidade de Milão. Passamos por vários outros monumentos e prédios famosos, mas, embora eu tenha prestado atenção em quase todas as explicações (acho que já deu pra perceber que gosto dessas coisas...), infelizmente minha memória ruim armazenou muito pouco. Quando terminamos a caminhada já estávamos cansados e minha bexiga estava quase estourando, mas tínhamos que ter forças para a noite. Boa parte do grupo foi para um bar onde fizemos um aperitivo – basicamente, paga-se um valor que inclui uma bebida e tira-gosto à vontade. Lá mesmo, eu e as outras meninas (e também os meninos!) começamos a nos arrumar pra sair. Troquei a calça jeans pela saia que estava na bolsa e improvisamos a maquiagem no espelho do salão interno do bar. No fim deu tudo certo!

Finalmente seguimos para a boate. Para chegar lá foi preciso pegar dois bondes ("tram"). Pegar o primeiro foi mais tranquilo, mas o segundo estava lotado e até para entrar foi difícil! Fui espremida ao longo do caminho por espanholas chatas e bêbadas que estavam “cantando” no meu ouvido e fazendo a maior confusão. Nesse meio tempo, eu e a Ana começamos a conversar com a Raquel, uma portuguesa que está fazendo Erasmus lá em Siena. Já tínhamos cruzado com ela mas só então descobrimos o quanto ela é legal e compartilha as mesmas implicâncias nossas. Ficamos junto dela até entrarmos na boate.

Chegando no lugar onde seria a festa, já tínhamos desanimado bastante por causa da confusão para chegar lá. Pra piorar, a ideia era ficar lá fora (no frio, na chuva) bebendo por um tempo antes de entrar. Acabamos conhecendo um menino muito louco (diz que é americano mas estuda na Escócia) que, sabendo que éramos brasileiras e portuguesa, começou a recitar de cabeça fados inteiros e o cláááássico “Chorando se foi”. Ele era engraçadíssimo e rimos horrores! Deu até pra animar o pré e foi o ponto alto da noite!

Quando finalmente pegamos os ingressos, decidimos entrar. Lá dentro outra saga: colocar tudo o que tínhamos no guarda-volumes. Estava cheio de gente e as pessoas eram super muito mal educadas: tinha gente empurrando, pisando no pé, furando fila... Além disso, para cada volume deixado deveríamos pagar (ai!) 3 euros. Eu e a Ana, pra economizar um volume organizamos nossas bolsas de modo a deixar as coisas menos importantes em um bolsa que seria guardada e as coisas importantes na outra que ficaria com a gente.

Devidamente livres daquele monte de casaco, aproveitamos que ainda estava relativamente vazio e fomos pegar bebida. Tínhamos direito a duas bebidas, mas não tinha muita opção. Pegamos a primeira e fomos pro meio da pista. Infelizmente não conseguimos animar, o que foi um problema. Dançamos um pouco, mas a uma certa hora cansamos. Tentamos duas vezes pegar a outra bebida que tínhamos direito, mas tinha tanta gente (e, mais uma vez, gente mal educada empurrando, pisando no pé e furando fila) que desistimos.

Lá pelas 3h, desistimos da festa, estávamos cansadas, com sono e com frio, mas o ônibus só sairia às 6h. Pegamos nossos casacos e fomos pra um canto observar o movimento. Àquela hora já tinha uma galera muito bêbada e temíamos que o pessoal não aguentasse a viagem de volta e vomitasse no ônibus. Quando finalmente deu 6h a boate fechou, mas o nosso ônibus ainda não estava lá. Não sei por quanto tempo esperamos, mas o frio era tanto que pareceu uma eternidade! No ônibus, felizmente todo mundo apagou e não tivemos maiores problemas até chegarmos em Siena...