Terremoto em Siena

Essa semana, quem andou me acompanhando pelo facebook viu que rolou um evento no mínimo inusitado: terremoto em Siena! Bem, na verdade não foi exatamente em Siena, mas em regiões próximas, mas foi possível sentir os tremores mais fortes.

Em primeiro lugar agradeço a preocupação de todo mundo! Mas ficamos alertas e está tudo bem.

A história foi a seguinte: eu tinha acabado de acordar, estava no banheiro e senti minhas pernas tremerem. Achei estranho, não tinha razão para as minhas pernas tremerem. Afinal, só minhas pernas tremiam? Ou tremia tudo? Passou um monte de coisa pela minha cabeça: cheguei até a pensar que fosse um caminhão desses enormes passando pela rua, mas não fazia sentido pois estou do outro lado do prédio e não ouvi barulho nenhum. Além disso, nunca passam caminhões enormes por Siena. Nem cabem na rua... Deixei pra lá. Voltei pro quarto, liguei o computador e abri o facebook. Foi quando vi uma notícia de vários tremores de terra na “Zona Chianti entre Siena e Firenze”. Opa! Então aquele tremor foi um terremoto? Como eu nunca tinha passado por isso antes fiquei meio confusa mas achei no mínimo uma experiência interessante!

Aos poucos foram aparecendo várias notícias, amigos fazendo comentários sobre os tremores que sentiam, etc. Descobri que ao longo da noite aconteceram vááários tremores, mas não foram tão fortes e nem tão perto de Siena assim e por isso não deu pra sentir lá, mas em cidades mais próximas do epicentro a situação estava um pouco mais tensa.

10:36. Eu estava sentada mexendo no computador quando sinto outro tremor. Dessa vez eu sabia o que estava acontecendo. Além das pernas, senti a cadeira e a mesa tremendo enquanto os vidros da janela batiam com força. Esse foi o mais forte dos tremores, com 4.1 de magnitude. Talvez eu não devesse, mas fiquei super animada! Estava achando essa história de terremoto muito inusitada, jamais tinha passado por isso antes! Não lembrei nem de ficar preocupada... Quer dizer... Se fosse preciso tomar algum cuidado específico o pessoal da residência me avisaria!

A lista era bem mais longa, mas só isso coube no PrintScreen!
Fonte: http://cnt.rm.ingv.it/
Quando saí pra almoçar fui instruída pela moça da portaria a ir para o jardim da residência caso sentisse mais um tremor. No bar onde tomo café, a primeira coisa que me perguntaram quando entrei foi se eu tinha sentido o terremoto. Sim, eu tinha. Voltando para a residência tinha vários cartazes espalhados anunciando o fechamento das áreas comuns (sala de estudo, cozinha, etc.) e instruções de como agir em caso de novos tremores. Vi notícias que nas cidades próximas escolas foram evacuadas e famílias saíram de casa, mas aqui em Siena, que eu saiba, apenas restringiram a circulação em algumas áreas das residências universitárias  e fecharam a Torre del Mangia e o Museu Cívico para visitação.


Mais à noite eu estava deitada na cama, meio dormindo. Eu tinha tido um dia com fortes emoções (esse negócio de receber presente surpresa de casa mexeu comigo!) e estava com um pouco de dor de cabeça. Senti outro tremor. Mas eu estava sem forças para reagir. Não ouvi nenhuma movimentação na residência nem vi nenhuma movimentação no jardim, então deixei pra lá. Alguns dirão que sou tranquila demais... Talvez! ;)

Na manhã seguinte li na internet que houve tremor a noite inteira, alguns passando de 3 graus de magnitude. Se foram fortes o suficiente pra serem sentidos em Siena, não foram fortes o suficiente pra me acordar! Ao longo do dia soube de mais tremores, mas diminuíram a frequência. Sei que não senti mais nada. Depois viajei. Vi que os tremores continuaram, mas cada vez mais fracos e menos frequentes! Dos males o menor...

Algumas notícias sobre os tremores (em italiano):

http://www.lastampa.it/2014/12/19/italia/cronache/terremoto-nel-chianti-scosse-anche-a-firenze-CbGsRgsqitYKI39tObhbKP/pagina.html

http://www.quotidiano.net/terremoto-chianti-1.510947

Comentários

Postagens mais visitadas