Passeando por Roma

O dia seguinte ao reveillon foi um dia morto. Estávamos cansados e não tinha nada para fazer, estava tudo fechado em Roma. Ficamos em casa o dia inteiro... Nos outros dias eu não estava com tanto ânimo pra turistar como nos dias que passei lá quando cheguei na Itália, mas saíamos toda tarde para dar uma volta e, pelo menos, e conhecer alguns lugares diferentes.

Começamos pelo Cammino di Gianicolò, uma colina com jardins que fica próxima ao Trastevere de onde se tem uma vista lindíssima de Roma, além, naturalmente, dos vários monumentos e prédios históricos que ficam por ali. Chegamos no final da tarde então pudemos aproveitar o por do sol por lá! O problema é que o frio do ano novo ainda não tinha ido embora, então não aguentamos ficar muito tempo por lá sem que as mãos congelassem...


Casaco aberto e mãos no bolso!

Descemos e fomos à Basilica de Santa Maria em Trastevere, a principal da região. O interior da Basílica é lindíssimo, mas chega uma hora que eu, que não entendo de arte, arquitetura, catolicismo, etc. já não vejo muita diferença entre as milhões de Igrejas que visitei. São todas muito imponentes, cheias de obras de arte, ouro...




Uma das Igrejas mais legais que a gente visitou foi a Basilica di Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, que fica em Repubblica. A primeira coisa legal é a localização: a Piazza della Repubblica que é uma praça dessas simétricas e eu gosto disso! No centro, a Fontana delle Naiadi. 





Do lado de fora a Basílica de Santa Maria degli Angeli é um paredão de pedra, que parece só mais uma ruína dessas que tem por toda parte em Roma. Até que a gente entrou. E a Basílica impressiona não por ser enorme (como várias outras), mas por caber uma construção tão grande atrás daquela parede! Lá dentro tem a Meridiana di Santa Maria degli Angeli que é basicamente um furo na parede que permitia a entrada do sol e, a partir da posição dele, ajustavam-se os relógios de Roma. Isso até 1846... E, acompanhando a linha da Meridiana, no chão, tem representações do signos astrológicos! Foi a parte que mais gostei! :D Além disso tem uma pequena área externa que é bem massa também!






Dos passeios que fizemos o que eu mais gostei foi pelo Giardino degli aranci, ou Parco Savelli que fica na colina Aventino. Acontece que a Roma antiga foi fundada inicialmente sobre 7 colinas que rodeavam a comunidade. E Aventino era uma delas. O Giardino degli Aranci é um jardim cheio de laranjeiras (daí o nome) e também de lá dá pra ver uma boa parte da cidade! Nesse dia, por um milagre, o frio insuportável tinha passado e fazia um dia lindo e ensolarado, o que me deixou de ótimo humor. Sentada no muro do Jardim tirei até os casacos e foi um momento bem libertador depois de tantos dias passando frio!




Acontece que era meu último dia em Roma. A Marcela tinha proposto um passeio pela Via del Corso. Como eu sabia que provavelmente não voltaria a Roma sugeri que descêssemos no Coliseu, para uma última olhada, e fôssemos andando até a Via del Corso. Roma estava um verdadeiro caos, lotada e até andar por ali estava meio difícil – e chato. Repetimos o selfie no Coliseu do primeiro dia e seguimos na medida do possível. Paramos na região do Foro Romano pra mais algumas fotos – não tínhamos parado ali e o sol estava se pondo, o que deixou tudo mais bonito – e seguimos para a Via del Corso. 






O fato é que pra piorar o caos era período de liquidação e estava insuportável andar pela Via del Corso de tanta gente. MAS nós também não resistimos e entramos em uma loja. E piramos com as coisas e com os preços! Também por lá a vida estava difícil de tanta gente, mas conseguimos fazer umas comprinhas. Na hora de pagar uma surpresa: “CADÊ MINHA CARTEIRA??” Não estava na bolsa. Nem em lugar nenhum. Roma é conhecida pelos batedores de carteira e a minha carteira foi uma das vítimas. Quando voltei pra Siena e contei essa história pros meus amigos um deles disse: “Aposto que eles aproveitaram que você estava com a cabeça nas nuvens, como sempre...” Pois é... Como sempre! Na hora bateu aquele desespero. Depois fiquei chateada, mas paciência! Já estou tão acostumada a perder coisas que já estou bem desapegada! Só na Itália perdi celular, sombrinha, esqueci bolsa em vários lugares... A sorte é que não tinha muita coisa na carteira. Tinha deixado dinheiro (peguei só o que precisaria aquele dia) e passaporte em casa, só tinha meu cartão de débito e meu Permesso de Soggiorno, o documento italiano. Fora isso, tinha só carteirinha de estudante, carteirinha do restaurante universitário (mas como eu já tinha perdido uma vez eu tinha uma extra em casa), notinhas e coisas assim. O que me preocupou mais foi o Permesso de Soggiorno. Fui então até a delegacia fazer a denúncia, foi super tranquilo e rápido e saí de lá com o B.O. Chegando em casa conversei com minha mãe e meu irmão que cancelaram meu cartão. Mas eu também tinha um reserva em casa.

E assim eu me despedi de Roma...

Comentários

Postagens mais visitadas