Pisa

Na minha última semana morando em Siena, a Ana viajou e passei dias, por um lado mais pacatos, mas por outros na maior correria pra resolver toda a burocracia de final de intercâmbio, comprar presentes (obviamente deixei pra última hora), arrumar mala e essas coisas. Como eu queria adiar ao máximo tudo que remetesse a despedidas, fui adiando cada vez mais e ficando num sufoco cada vez maior...

Enfim. Tinha várias coisas que eu queria ter feito e não fiz, cidades que queria ter visitado e não visitei e dentre essas eu estava com uma ideia fixa: Pisa (além do aeroporto). Pisa também fica na Toscana e é relativamente perto de Siena. A complicação era a mesma de sempre: estação longe, não tinha trem direto etc. Mas eu queria. Minha professora de Livorno, nesse meio tempo, entrou em contato comigo pedindo que eu trouxesse para o Brasil um pacote pra ela e, já que as duas cidade ficam a uma estação de trem de distância, achei que era uma última desculpa pra um último passeio.

Na terça-feira saí relativamente cedo de Siena e segui pra Livorno. Lá encontrei com a filha da minha professora, peguei o que tinha que pegar, tomamos um café, conversamos um pouco e segui pra Pisa. Muitos dos trens pra Pisa param na Stazione Centrale, que fica longe (cerca de 2km) da parte turística. Sei que é possível pegar ônibus até lá, mas eu particularmente prefiro sempre ir de trem que é rápido, fácil e não me dá enjoo. Nesse caso pega-se então um trem pra Pisa S. Rossore. Eu tinha programado pegar um trem específico que parava lá, mas na Stazione Centrale descobri que ele tinha sido cancelado. Óbvio. Mas isso não foi um grande problema, lá na estação mesmo procurei por outro trem que passava por S. Rossore e segui viagem.

A Estação de S. Rossore é meio estranha. Bem estranha, na verdade. Não tem cara de estação, parece uma parada de trem no meio do nada. Eu peguei o trem num dos últimos vagões, então desci em um lugar meio deserto e fiquei perdida na saída. Fui pra um lado, para o outro e acabei achando a saída da “estação”. 



Logo na saída tinha um food truck, peguei um pedaço de pizza e segui caminhada. Mas tinha um problema: eu não fazia ideia de onde estava a Piazza dei Miracoli, o lugar onde fica a famosa torre. Tinha lido que era pertinho, então achei que fosse logo ali, que quando eu saísse da estação saberia o que fazer. Não soube. Peguei o Google Maps pra ver pelo menos em qual rua seguir, e fui. Em um certo ponto, no final da rua, vi a esquerda a pontinha da cúpula do Duomo. A partir dali era só seguir aquela visão que eu chegaria. De fato, no fim das contas, fica bem perto da estação, são 600m. de distância...


Estava um dia feio e chuvoso, o que atrapalhou um pouco a visita. Apesar disso, a Piazza dei Miracoli é linda! Se trata de um gramado imenso com o Duomo di Maria Assunta, o Batistério do Duomo (o maior da Itália!) e o campanário - a famosa Torre de Pisa - lindíssimo! Rodei um pouco por ali, mas não tinha muito o que fazer. O tempo estava bem feio o que não favorecia caminhadas de exploração e não me fez querer visitar nada além da praça . Me diverti horrores vendo os turistas tirando aquela foto clássica empurrando a torre, especialmente os orientais com suas roupas coloridíssimas! Fui pra perto da torre, fiz alguns selfies, tirei várias fotos, comprei o famoso ímã souvenir e só. Pela primeira vez não animei subir na Torre: era cara (15€ e faltando três dias para voltar pro Brasil, não tinha mais tanto dinheiro assim) e o dia estava muito feio. Fiquei com medo de pagar, subir e não ver nada lá de cima. Rodei mais um pouquinho e fui embora. 





No fim das coisas não foi nada de mais a visita, mas fiquei satisfeita com meu último passeio turístico! Eu não podia voltar pro Brasil sem conhecer a torre pessoalmente!

Chegando em casa me deparo com essa notícia!

Comentários

  1. Nunca associei a Torre de Pisa a sinos!! Só agora, lendo aqui, que vi que ela é o campanário da Duomo di Maria Assunta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!

Fiquem à vontade para deixar comentários, críticas ou sugestões!

Postagens mais visitadas