Pici al ragù

Sempre que falo que morei um tempo na Itália, uma das primeiras perguntas que me fazem é sobre a comida: e a pizza? E macarrão? É tudo tão bom mesmo? SIM. A comida italiana é simplesmente sensacional! Já comentei alguma coisa a esse respeito aqui no blog, mas a comida italiana é extremamente simples, tudo na medida exata. Não é todo mundo que gosta, tem quem se decepcione, mas definitivamente não foi o meu caso!

No início da viagem senti muita falta da comida brasileira, principalmente arroz e pão de queijo. Arroz eu sei fazer e no início do intercâmbio, que eu cozinhava mais, fazia sempre. Pão de queijo não teve jeito mesmo! Minha salvação foi minha professora que levou polvilho pra mim de Natal e serei eternamente grata por isso! Mas o fato é que aos poucos o corpo foi acostumando ao novo ritmo. Vez ou outra eu fazia alguma coisa brasileira, mas pouco a pouco aprendi a viver bem sem arroz. Sem pão de queijo nem tanto. 

Montagem: Ana
Descabelada fazendo pão de queijo!




A grande surpresa das pessoas ao me reencontrarem na volta foi ver que emagreci, e não foi pouco: foram 7kg a menos. "Você não comia?" Comia. E muito. Eu tinha uma balança no banheiro, então pude ir controlando. Nunca deixei de comer nada na Itália por causa de peso, acontece que emagreci muito quando cheguei, nesse período de adaptação, e depois meu peso naturalmente estabilizou, mas não fiz regime nenhum.

A primeira diferença marcante no que se referia a hábitos alimentares é em relação ao café da manhã: a maioria dos italianos come doce de manhã! O café da manhã típico é um croissant (cornetto) recheado e um cappuccino. Inclusive, não ouse pedir um cappuccino depois de 11h da manhã. É quase uma heresia! Certa vez passamos no bar antes do almoço, era meio-dia, e uma pessoa que também costumava frequentá-lo apareceu: “Ciao, ragazzi! Eu sei que é meio estranho, que já tá tarde, mas eu não tive tempo de comer nada ainda e queria pedir um cappuccino...”. Eu que amo doce achava legal a ideia de comer um cornetto al cioccolatto antes de ir pra faculdade, mas depois que deixou de ser novidade já não me parecia mais tão apetitoso.



Falando em bar, o bar italiano não é a mesma coisa daqui do Brasil. Bar na Itália é o lugar onde as pessoas vão tomar um café. De manhã, um cappuccino e um cornetto. À tarde, espresso. À noite, um spritz ou prosecco. Mas não é o lugar onde as pessoas vão se embebedar. E passar o dia no bar que tinha na esquina da minha casa "fofoqueirando" com a Ana e com os meninos era um dos nossos programas preferidos. E lá fizemos nossos melhores amigos, tanto os proprietários quanto outro frequentadores de sempre.

Marrocchino
Thè (Chá!)

Sobre as outras refeições: o que eu mais gostei na gastronomia italiana foi o fato de não misturarem tudo no mesmo prato. Essa história de misturar salada, arroz, feijão, macarrão (com dois tipos de molho diferente, óbvio) e purê de batata (ufa!) não existe por lá. Geralmente, nos restaurante é servida uma entrada (antipasto) e pode-se pedir presunto, salames e queijos diversos, mas sempre tem um pão pra acompanhar. Em seguida o primeiro prato (il primo) que é a massa e depois o segundo (secondo) que é a carne e um acompanhamento (batatas, salada ou algo assim). Por fim, para quem aguentar, a sobremesa. E pra beber? Água ou vinho. Pela primeira vez não fui julgada ao pedir água pra acompanhar minhas refeições!

Durante a semana eu e a Ana comíamos na mensa, o restaurante universitário, que era relativamente gostoso e barato. 


Nos finais de semana comíamos em algum restaurante. Experimentamos alguns, mas no fim das contas revezávamos nos nossos restaurantes preferidos. Quando queríamos carne, ìamos à Osteria Bocon del Prete (1) que era caríssima, então não dava pra ir sempre, mas a comida definitivamente valia o preço. O problema é que não abria domingo e foi uma decepção enorme descobrir isso! Quando queríamos comer hambúrguer, Te ke voi? (2). Frequentemente íamos lá também para comer um doce. A Ana quase sempre pedia cheesecake de Nutella e eu Panna Cotta, sempre de Nutella. Pizzaria, naturalmente, tinha aos montes. Quando queríamos pedíamos fatia em uma das pizzarias próximas à praça. Por fim, tinha dia que queríamos macarrão e aí tínhamos duas opções: a pizzaria 4 venti (ou 24 Irmãos como era carinhosamente chamada por nós...) que ficava pertinho de casa e por isso era bem conveniente ou íamos ao Il Vinaio di Bobbe e Davide, que merece um parágrafo a parte.

(1) Polenta con salciccia. Melhor polenta da vida!

(1) Manzo con patate arrosto

(2) Te ke voi?

(2)

Cheesecake com Nutella

Panna cotta com Nutella

Descobrimos o Vinaio meio por acaso, mas, além da comida boa, criamos quase que um laço afetivo com o lugar. A história é a seguinte: quando o pai da Ana estava lá, precisávamos passar no supermercado pra repor um monte de coisa. Acontece que o supermercado maior e mais barato ficava na Estação de trem e eu tinha aula até 13h. Combinamos que eles me encontrariam depois da aula, subiríamos a Via Camollia em direção à Estação, entraríamos em um restaurante qualquer no caminho (sabíamos que tinha vários!) e depois iríamos ao supermercado. O problema é que fomos em um péssimo horário e todos os restaurantes estavam lotados. Até que vimos o Vinaio e resolvemos fazer nossa última tentativa. E não é que conseguimos entrar? O ambiente é super aconchegante e os atendentes simpaticíssimos! Eu pedi um Pici al Ragù e a Ana um Pici Cacio e Pepe. Ragù é todo molho de tomate com carne, o que a gente chama de “à bolonhesa”. O ragù alla bolognese è o feito com carne de boi, mas tem vários tipos de ragù. Já “cacio e pepe” é um molho de queijo com pimenta. Por fim, pici é uma massa típica de Siena, que parece um spaghetti, mas mais grosso e mais firme. O fato é que eu nunca comi um macarrão tão bom! 

Pici al ragù!

Mais uma vez me chama atenção a simplicidade: o molho não tinha montes e montes de ingredientes, mas apenas o molho de tomate, a carne e tempero na medida certa. Depois desse dia voltamos algumas vezes lá e pedíamos sempre o mesmo prato: Pici al ragù e Pici cacio e pepe. A Ana chegou a trocar um dia, eu bem que quis, mas o vício no Ragù não deixou! Como eu disse, o restaurante ficava próximo à Porta Camollia, que era do outro lado da cidade, então caminhávamos cerca de 30 a 40 minutos pra chegar lá, mas sem dúvida valia a pena!

A parte verde é o centro histórico de Siena, ou seja, a cidade toda. Eu morava no quadrado azul embaixo à esquerda. A Ana à direita. A praça é a estrela no meio e a Estação é a estrela no alto. O Vinaio é o quadrado azul na parte de cima do mapa.


Comentários

Postagens mais visitadas