Retrospectiva anos 2010: 2017

Em 2017 conheci a dança folclórica italiana. Foi meio por acaso, fui chamada para dar aulas para o grupo e acabei começando a dançar. Sou muito tímida e um pouco dura e com certeza não era a dançarina mais habilidosa. Mas, apesar disso, me diverti bastante, conheci um novo lado da cultura italiana e conheci pessoas incríveis. Cheguei a coordenar o grupo, mas por algumas divergências pessoais e quanto à condução do grupo, acabei saindo.




Em fevereiro participei da seleção para dar aulas de italiano em uma grande rede daqui de BH. Eu estava dando somente aulas particulares e achei que trabalhar em uma escola de idiomas pudesse enriquecer meu currículo e abrir portas. No treinamento tinha umas 40 ou 50 pessoas, mas só cinco para as vagas de italiano. Tanto a prova quanto a entrevista foram bem tranquilas e, logo no primeiro semestre, fui chamada para dar aulas em 5 unidades da escola. Se ao ouvir a dona e fundadora da escola falar eu achava extremamente incrível e inspirador, na prática me decepcionei um pouco. O material tinha uma metodologia antiquada e eu frequentemente tinha que me deslocar muito para dar somente uma hora de aula e ganhar pouco por isso. Então, apesar de ainda constar como professora da rede, só assumi turmas de fato por 1 ano.

Em março começaram minhas aulas no mestrado. Eu tinha que fazer quatro disciplinas, duas no primeiro semestre, duas no segundo. Fui uma aluna medíocre, o mestrado nunca fez muito sentido pra mim, só gostei de duas das matérias, trabalhava demais e me esforcei menos do que deveria. Minhas notas foram dois A’s e dois B’s. Por um lado eu vi colegas que fizeram coisas incríveis no mestrado e se deram super bem e penso que eu poderia ter sido como eles. Por outro, saber sobre umas teorias chatas sobre literatura latino americana contemporânea não me acrescentaria muito, nem em termos acadêmicos, nem profissionais e muito menos em termos de satisfação pessoal. Em setembro fui pra São José do Rio Preto, para um Congresso de Tradutores. Fui sozinha e conheci um mundo totalmente novo referente à tradução e ainda pude fazer alguns bons contatos. Em outubro participei do Congresso da ABPI – Associação Brasileira de Professores de Italiano, no Rio de Janeiro. Esse Congresso acontece a cada dois anos e é legal porque é sempre uma boa oportunidade de conhecer professores das melhores Universidades e é sempre uma boa oportunidade de atualização. Mas, como sempre, eu não estva muito motivada e devo confessar que preparei a minha apresentação apenas alguns minutos antes da minha fala, enquanto outras professoras que falariam naquela sessão apresentavam os respectivos trabalhos. Mas ainda tivemos tempo para turistar um pouco: visitamos a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes e no último dia consegui fugir com a Amanda para um café e por o papo em dia no Museu do Amanhã.




Em dezembro fiz meu primeiro concurso pra Professor Substituto de Italiano da UFMG. Tinha somente uma vaga e eu estava completamente perdida sem saber como seria e estava dando muitas aulas então não me preparei bem para a prova didática. No sorteio fui a último dos 7 ou 8 candidatos e tive que ficar a manhã inteira numa sala incomunicável, sem poder ler, escrever, usar o celular ou nada. Quando chegou a minha vez usei a metade do tempo que eu tinha à disposição e dei uma aula medíocre. Não precisava que ninguém me falasse isso, eu sabia que minha aula tinha sido medíocre e que eu tinha condições de fazer algo infinitamente superior. Saí da minha prova meio frustrada, fui para a cantina e fiquei martelando isso pois sabia que não tinha como voltar no tempo mas que eu tinha que fazer algo para melhorar. Imediatamente lembrei de uma bolsa para um curso de professores na Itália para a qual eu havia feito inscrição mas nunca tinha recebido resposta. Decidi que eu iria fazer o curso de qualquer maneira. Escrevi mais um e-mail para a escola perguntando como fazer minha inscrição e o pagamento e no mesmo dia recebi como resposta a bolsa que incluia o curso, hospedagem e os passeios oferecidos pela escola! Mais à noite recebi o resultado do concurso: fui aprovada em terceiro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas