Sobre passagens de ida e volta
Esses dias estava no Twitter, sempre em busca de notícias e inspiração para escrever no blog quando me deparo com o seguinte tweet do blog do Luis Nassif: "Os problemas com passagem de ida e volta nas aéreas". Naturalmente fui ver do que se tratava.
Bom, a história é a seguinte: quando compramos um bilhete aéreo podemos comprar a ida e a volta numa mesma operação (algo tipo "passagem de ida e volta") ou em operações separadas, como se fossem duas passagens de ida. Mas, o que é mais vantajoso? Em primeiro lugar, olha-se sempre o preço, que, muitas vezes, é o mesmo se comprarmos de uma maneira ou de outra. Aparentemente é tudo a mesma coisa, então o melhor é comprar tudo de uma vez só, que é muito mais prático. O problema são as letras miúdas. Aquela parte em que marcamos "Li e aceito os termos de uso" mas que, na verdade, nunca ninguém lê. Mas deveria. Que eu me lembre, eu já estive bem perto de perder voos, mas a única vez que perdi efetivamente um (dois, na verdade) voo foi aquela, na volta de Bristol (pra quem não se lembra ou não leu, conto essa história aqui). O fato é: se você compra a passagem de ida e volta como uma coisa só e perde o voo da ida por qualquer motivo, eles automaticamente cancelam sua volta, entendendo que, se você não foi, não vai voltar. Mas e se você precisava mesmo chegar ao destino e pegou ônibus, outro voo, trem, asa delta, foi à pé? Não interessa. Para eles você não foi e, por isso, não precisará voltar. Você perde sua passagem e pronto. Eles vendem pra outra pessoa ou até pra você mesmo caso decida pagar outra passagem que àquela altura será muito mais cara devido à proximidade do voo. Isso está lá nas letras miúdas. E, independentemente de quem comprar, a companhia aérea lucrará duas vezes.
MAS ainda há luz no fim do túnel: o Código de Defesa do Consumidor entende que essa é uma prática abusiva e aquele que se sentir lesado por práticas semelhantes pode denuncias a empresa e até mesmo entrar com uma ação contra a empresa que pode ser condenada a reembolsar os gastos extras do passageiro e ainda pagar algo a mais por danos morais!
Para evitar maiores problemas, o melhor mesmo é não perder o voo (hehe!), mas, caso aconteça, é importante ficarmos atentos aos nossos direitos!
Para informações mais detalhadas, acessem o Luis Nassif Online.
Se comprar a passagem de ida e volta e for somente na ida, tem algum problema de não usar a volta?
ResponderExcluir