Como trabalhar na Disney?
*Atualização: o processo seletivo 2016 já está aberto! Houve algumas mudanças em relação ao ano passado, então vale a pena ler direitinho as instruções no site do STB
Gente! Contei pra vocês no último post que vou trabalhar na Disney daqui a pouco mais de dois meses embarco! Uhul!! Mas como eu consegui isso?
O Cultural Exchange Program (CEP, antigo ICP), é um programa de intercâmbio de trabalho nos parques e resorts da Disney em Orlando, Flórida.
Gente! Contei pra vocês no último post que vou trabalhar na Disney daqui a pouco mais de dois meses embarco! Uhul!! Mas como eu consegui isso?
O Cultural Exchange Program (CEP, antigo ICP), é um programa de intercâmbio de trabalho nos parques e resorts da Disney em Orlando, Flórida.
No Brasil, a empresa que faz a intermediação com a Disney é o STB (Student Travel Bureau) e o único meio de conseguirmos a vaga é através dela. O processo seletivo acontece todos os anos, e o primeiro passo é fazer um cadastro no site da STB (http://www.stb.com.br/intercambio-trabalho/cultural-exchange-program). Lá você encontrará todas as informações sobre o programa. O e-mail informado no cadastro será o meio de comunicação entre você e o STB, então atenção no preenchimento!
Seleção
A seleção é feita em duas fases classificatórias, sendo que ambas consistem em uma palestra, cuja presença é obrigatória, e uma entrevista em inglês. A primeira fase, em 2015, aconteceu em 5 cidades: Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, de modo que é necessário deslocar até uma dessas cidades para a seleção. A entrevista é agendada na hora, podendo ser feita no dia ou nos dias seguintes e é feita com funcionários do STB. Geralmente essa primeira etapa acontece entre abril e junho. Dizem que o STB manda e-mail quando as datas das palestras da primeira fase são liberadas, mas muita gente (como eu) não recebe esse e-mail, então é importante ficar atento ao site para não perder nada! Já a segunda fase acontece em São Paulo, exigindo novo deslocamento, mas a entrevista é feita diretamente com os recrutadores da Disney, é agendada previamente e acontece em agosto.
Data de embarque
A cada ano são disponibilizadas cerca de 4 datas de embarque. O programa dura pouco mais de dois meses e acontece entre novembro e fevereiro. A Disney determina a data do programa de cada um e não é possível mudar. Em 2015 foram 3 datas: 16/11 a 28/01; 30/11 a 04/02 e 07/12 a 18/02. Vale notar que o tempo de programa varia de acordo com a data (e o meu será o mais curto deles!). Pode acontecer de o programa começar antes do final do semestre da faculdade ou terminar depois do início do semestre seguinte. Nesse caso é preciso negociar com os professores a questão das faltas e provas: alguns professores/faculdades são inflexíveis, outros adiantam os trabalhos finais e já soube de gente que mandou por e-mail o trabalho final, lá da Disney.
Pré-requisitos
- Ter no mínimo 18 anos;
- Ser estudante universitário regularmente matriculado em curso reconhecido pelo MEC e calendário acadêmico regular (estudantes com matrícula trancada não são aptos a participar, assim como aqueles que fazem curso online ou estão com calendário irregular por causa de greve, por exemplo);
- Estar cursando entre o segundo e o último período acadêmico no momento do embarque;
- Inglês fluente (em teoria. Na prática, uma boa comunicação é suficiente);
- NÃO é necessário ter experiência prévia de trabalho!
Documentos necessários
Na primeira entrevista é necessário levar os seguintes documentos:
- 1 foto 5x7 (sorrindo ou não)
- Curriculum em inglês
Carta de apresentação em inglês- Cópia da página de dados do passaporte (caso ainda não o tenha ou esteja próximo da data de vencimento pede-se que leve o comprovante de requerimento de um novo passaporte)
- 1 via dos Termos e Condições
- 1 via do STB Role Check List
- 1 via do Proof of Student Status Form
Os três últimos documentos estão disponíveis no site do STB (link acima) e vocês serão orientados a respeito do preenchimento deles na primeira palestra.
Não é necessário levar nenhum documento na segunda fase.
Custos
De fato, o CEP é um programa bem caro, ainda mais com o valor do dólar. A vantagem é que recupera-se parte do dinheiro com o salário recebido lá.
Mas vamos aos números:
- USD150: Assessement Fee (Basicamente, é uma taxa que garante que você não vai desistir de participar do programa em cima da hora)
- USD200: Duas primeiras semanas de acomodação. A partir da terceira semana o aluguel varia entre USD88 a USD108/semana que são descontados diretamente do contra-cheque. Lembrando que é obrigatório a hospedagem nos condomínios da Disney.
- USD400 (aproximadamente): Dinheiro para se manter até o recebimento do primeiro salário, na terceira semana.
- USD160 + R$35: Visto (J1)
- R$25: Antecedentes criminais
- Passagem aérea
- Seguro saúde que cubra os pré-requisitos do J1 (que não são poucos e é super burocrático!) ou Seguro saúde HTH, oferecido pela Disney e é, na verdade, o único que eles aceitam (o mais barato sai por USD88/mês)
- Custos de deslocamento para a primeira fase, caso necessário (transporte, hospedagem, alimentação, etc.)
- Custos de deslocamento para a segunda fase, caso necessário (transporte, hospedagem, alimentação, etc.)
Remuneração
Como todo trabalho, o da Disney também é remunerado. Em 2015 o valor mínimo é de US$9,50/h, podendo variar (pouco) e temos um mínimo de 30 horas semanais, dependendo da função de cada um e onde trabalhará. É possível também pegar horas extras, especialmente nas semanas de Natal e Ano novo, em que os parques ficam lotados! Tem quem diga que conseguiu fazer até 70 horas nessas semanas! Temos direito a pelo menos um day-off (folga) por semana e trabalha-se inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Bom, acho que é isso, pouco a pouco vou detalhar mais como funciona o processo e o programa! Enquanto isso, caso eu tenha esquecido de alguma coisa, sintam-se a vontade para perguntar!
*Update: o proces
*Update: o proces
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