Carnaval de rua em BH

Boa tarde, foliões!

O Carnaval acabou, e enquanto eu carnavalizava pensei: porque não escrever sobre isso? O carnaval brasileiro é super famoso, mas o de BH ainda não tem grande destaque na cena turística. O fato é que até pouco anos atrás (não sei dizer quantos, mas no máximo 5 anos. Ou menos...) o carnaval era a época em que Belo Horizonte ficava mais deserta. Até que começaram a resgatar marchinhas de carnaval, e surgiram novas com fortes críticas políticas que fizeram o maior sucesso! E surgiram os blocos de rua.. E o carnaval de Belo Horizonte cresce cada dia mais!



Existem alguns pontos da cidade que já viraram tradicionais pontos de concentração de blocos, como os Bairros Santo Antônio, Santa Teresa e Santa Efigênia (os nomes de santos são mera coincidência!), mas nesse carnaval os blocos se espalharam pela cidade inteira! Para se ter uma ideia da proporção do carnaval desse ano, de acordo com a programação oficial, foram mais de 200 blocos!

Bloco da Calixto - Bairro Santo Antônio

Bairro Santa Tereza

O carnaval de rua é caracterizado por um ambiente muito agradável e democrático. Soube de problemas isolados, mas eu particularmente não vi roubos, brigas, nem nada. O povo esbanja criatividade na preparação das fantasias e a música é bem variada: alguns blocos tem temática específica, mas a maioria é bem eclética e une marchinhas atuais com as do passado e com música brasileira em geral.

Praça Duque de Caxias - Bairro Santa Tereza

Ano passado houve uma crítica muito grande à prefeitura pela falta de estrutura (lixeiras e banheiros químicos), o que significa que a cidade pós carnaval ficou um nojo. E pelo pouco que curti vi que de fato não houve estrutura nenhuma. Esse ano melhorou um pouco, mas ainda foi insuficiente. Na Praça da Liberdade, por exemplo, ponto de concentração de vários blocos, não tinha nenhum banheiro químico nem lixeiras extras. Na avenida Afonso Pena, em compensação, tinha vários banheiros químicos, mas todos concentrados em um só ponto. No bairro Santa Tereza também. No Santo Antônio tinha banheiro no local de concentração de um bloco, mas não vi mais nenhum. Além disso, tirando a Praça da Liberdade (que tem sempre), em lugar nenhum vi barraquinhas de comida e os poucos lugares abertos ficaram lotados sendo que muitos deles eram/ficaram caríssimos! Em um dos dias encontramos um Habib's aberto, mas a batata, por exemplo, tinha acabado. O negócio era comer muito antes de sair de casa!

Praça da Liberdade

Outro ponto: os blocos todos saíram de manhã/à tarde, mas a festa, principalmente em alguns pontos se extendia até à noite. Devido às reclamações do ano passado, no bairro Sta Teresa foi imposta restrição de horário e os blocos de rua encerraram-se às 18h. Um deles que eu fui conseguiu meia-hora a mais, mas só. Na Savassi, local de concentração de vários blocos e shows, soube que a festa foi até tarde, mas não passei por lá dia nenhum. Na Praça da Estação a festa se estendeu até tarde também, muitos blocos foram pra lá e já emendaram com os shows da noite.

Praça da Estação

Com um ótimo carnaval e as melhores companhias, me diverti bastante!
E aí, alguém pensando em incluir Belo Horizonte no Carnaval 2015?

Comentários

  1. Oi, princesa! Que lindo seu blog! *-*
    Ano passado me joguei no Carna em BH e este ano também. Curti muito! Acho que a tendência é só melhorar (oremos!).
    Passarei sempre por aqui!
    Um beijo! =**

    ResponderExcluir
  2. Flah, sua linda!
    Muito obrigada!! Sério que você ficou aqui no carnaval e não nos encontramos?? Ah nem!!
    Ano que vem tem mais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. poxa, gostaria muito de descobrir os nomes dos 200 blocos e seus locais para no proximo carnaval apos pesquisar ir tocar percussão no mais vazio e mais viavel em transporte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!

Fiquem à vontade para deixar comentários, críticas ou sugestões!

Postagens mais visitadas