Paris!

Já que estava na França queria aproveitar para visitar Paris. Paris, como eu mostrei no meu post sobre a ida pra França, fica bem longe de Loudun, a cidade onde fiquei, mas como meu voo de volta pra Itália sairia de lá, pensei em voltar um ou dois dias antes pra ver a cidade. Conversei com o Quentin que topou me acompanhar e ainda conseguiu que ficássemos na casa da Alice, uma amiga dele. A hospedagem pra esse período de final de ano estava caríssima!

O pai do Quentin, que mora nos arredores de Paris, voltaria de carro pra lá dia 28. Aproveitamos a carona e fomos. A viagem foi demorada mas sem dúvida bem mais tranquila e bem mais fácil que a ida. O pai dele nos deixou na estação e pegamos o metrô até a casa da amiga dele. Chegamos lá já era noite, estava um frio insuportável, como eu nunca tinha sentido, e a caminhada até a casa dela foi bem difícil. Pra piorar, eu ainda tinha a minha mochila sem alça pra carregar... Chegando lá, pude descansar, passamos a noite em casa, tranquilos e quentinhos.

O dia seguinte seria nosso dia de turistar. Teríamos só um dia para isso pois no outro eu iria embora e não daria tempo de fazer nada, então tínhamos que otimizar nosso tempo pra poder ver tudo (ou  quase). Pegamos um mapa na internet e traçamos um roteiro aproximado. A casa da Alice ficava perto de uma estação de metrô que nos levava direto à Torre Eiffel, nosso primeiro destino. Eu estava super ansiosa e a viagem de metrô pareceu interminável!

Descemos do metrô na estação Trocadéro, atrás do Palais de Chaillot. Andamos um pouco e, em um certo ponto, o Quentin tampou meus olhos até que ficássemos de frente pra a Torre. Na hora que ele tirou a mão foi uma sensação indescritível, tipo quando conheci Siena! Estava em choque, impressionada com tanta beleza que as fotos não conseguem capturar e com uma vontade de sair correndo, mas me contive! Hahaha! Estava um dia lindo e ensolarado e menos frio do que a véspera, o que só melhorava ainda mais meu humor! Fomos andando e tirando váárias fotos!! Atravessamos o Sena e fomos pra bem pertinho dela que além de linda é enorme! Já tínhamos planejado não subir pois o tempo era curto e sabia que a fila era gigante. De fato era... Tinha uma multidão por lá! Por mais que eu quisesse passar horas sentada olhando pra torre, eu só tinha um dia e um moooonte de coisas pra ver, então seguimos a caminhada.





O próximo destino era o Arco do Triunfo. Fomos até lá andando e chegamos por uma rua lateral. O Arco do Triunfo também é super bonito, mas não tem muito o que ver além dele próprio. Ele está bem no centrinho de Paris, cercado por avenidas e carros, então a paisagem em volta também não é a que mais chama a atenção. Na verdade eu já sabia disso, mas não queria sair de Paris sem vê-lo... Como também não subiríamos nele e eu já estava morrendo de fome não ficamos muito por lá.




Visto o Arco do Triunfo descemos a Avenida Champs Elysées. Linda e glamourosa! Essa avenida, talvez a mais famosa de Paris, concentra váárias lojas famosas de grife e outras nem tão caras. Eu que andava (e ando) com o espírito consumista meio aflorado fiquei super tentada a entrar em todas e a gastar horrores, mas minha razão me segurou: não tinha tempo, dinheiro e só de pensar em carregar mais peso na volta eu entrava em desespero. De todo jeito a atmosfera da rua é deliciosa e aquele clima ensolarado me deixava de ótimo humor! Por acaso passamos em frente à casa onde Santos Dumont morou que eu nem sabia que estava lá. Gostei de ver aquela brasilidade no meio de Paris...





Percorremos a avenida inteira, mas no final já estava sendo vencida pela fome... Passamos por uma feirinha de Natal super comum na França onde vendia comida, artesanato, roupas, souvenirs... Enfim, de tudo. Até uma barraquinha de capim dourado tinha! Mas a fome já estava apertando demais e não estávamos mais com muita paciência pra ficar parando e olhando tudo, como eu gostaria de fazer. Passamos então pela Place de la Concorde e fomos comer. Aquela parada foi essencial, não aguentaríamos muito tempo mais sem comer! Além disso, foi um bom descanço pros pés... 




Traçamos nosso plano para a segunda parte do dia e seguimos pro Musée Du Louvre que estava ali pertinho. Mais uma vez decidi não entrar... A fila era enorme e eu não tinha tanto tempo assim. Pretendo voltar um dia com calma pra ficar o tempo que for necessário! Tiramos fotos perto das famosas pirâmides do museu, ficamos um pouco por ali e seguimos.




Passamos em frente ao Palais Royal e seguimos até a Opéra Garnier. O prédio da ópera é lindo, enorme e super imponente. Mas aí eu percebi o quanto já estava cansada quando o Quentin falou pra eu fazer uma pose jacu e não saiu nada natural... 

Fazendo esforço pra fazer foto jacu!

Mas ainda tinha mais uma coisa que eu queria ver: a Catedral Notre Dame, que estava um pouco longe dali. Pegamos o metrô e fomos até lá. Chegamos por trás e logo de cara vimos uma fila enorme! Achei que fosse para entrar, mas depois descobri que era pra subir na torre. Embora eu quisesse, também deixei esse programa pra lá. Seguimos para a parte da frente da Catedral. Eu particularmente achei a parte do fundo mais bonita do que a fachada, mas isso não tira os méritos da fachada... Embora eu já esteja meio cansada de visitar Igrejas, eu pretendia entrar em Notre Dame já que, além de tudo, a entrada é gratuita. MAS o fato é que a fila estava absurdamente grande. Beeem maior que a outra. Algumas fotos depois, saímos de lá.



Terminamos o dia com souvenirs e voltamos pra casa, eu estava cansada demais pra ver qualquer outra coisa e já estava esfriando...

Embora eu quisesse ter subido em algum lugar pra ver a vista de Paris ou ter entrado em alguma igreja ou museu, achei que o passeio valeu demais. O Quentin foi uma ótima companhia e foi bom ficar livre pra andar pela cidade, ver o movimento etc. O problema foi a data, 29 de dezembro. Paris estava lotada, tinha turista por toda parte o que dificultou bem a vida. Enfim. Espero voltar em breve com mais calma!

Comentários

Postagens mais visitadas