Preparação pra segunda fase CEP/Disney!

Após a aprovação na primeira fase, percebemos que o processo seletivo desse ano seria atípico. Isso porque o número de pessoas que ficou Stand By e, principalmente “Qualificado mas fora da lista de espera” foi altíssimo! Segundo a Rosana, responsável do STB pelo processo, quem foi aprovado esse ano deveria “se sentir privilegiado”. E ao mesmo tempo que isso nos dava certo alívio, não sabíamos o que estava por vir. O número de vagas pro programa varia de um ano pro outro e percebemos que esse ano tinha diminuído muito, embora não soubéssemos com certeza o número exato. E enquanto começávamos a lidar com a parte burocrática acompanhávamos a agonia daqueles que tinham ficado de Stand By e esperavam resposta.

No que diz respeito à burocracia, era preciso preencher um monte de coisas e essa parte do processo parecia um pesadelo para muitos, já que não éramos bem instruídos a respeito dele. Logo que sai o resultado é preciso fazer o cadastro na área dos selecionados, no site do STB. É importante ficar sempre atento a essa página, uma vez que lá são publicadas as informações sobre os próximos passos e é necessário confirmar a leitura desses textos para garantir que o candidato ainda está interessado no processo. Logo depois do cadastro inicial não tem nada pra fazer, é preciso, no máximo, fazer a conferência dos dados pessoais.



A primeira agonia se dá a respeito do Proof of Stendent Status form, que é basicamente um documento que prova que estamos regularmente matriculados na faculdade. Esse documento tem uma parte a ser preenchida pela pessoa que está tentando e outra a ser preenchida, assinada e carimbada pela faculdade. O preenchimento é explicado na primeira palestra, mas ainda assim deixa dúvidas. Mas a pior parte, frequentemente, é conseguir a assinatura da faculdade. No meu caso, na primeira tentativa, preencheram o documento todo errado... Na segunda, imprimi duas cópias e preenchi uma como modelo. Esse documento deve ser enviado ao STB antes do resultado da primeira fase para que confiram se o preenchimento está adequado. Saindo o resultado é hora de receber a resposta deles e correr atrás dos ajustes, quando necessários.



Alguns dias depois é liberado o preenchimento do Application Disney. Eu preciso dizer que essa parte do processo é uma verdadeira (mas não a maior) dor de cabeça! Eu só tive como preencher o Application 1 ou 2 dias depois dele ser liberado, de modo que fui acompanhando as dúvidas do pessoal e foi mais fácil pra mim. O grande problema é que, depois de enviado, esse documento não pode ser alterado e, como explicado na área de selecionados do STB “Qualquer informação errada, pode gerar o cancelamento da sua participação no programa”. É o caso, por exemplo, de alguém que coloca por engano que tem menos de 18 anos. Mas, sem dúvida, a parte que trouxe mais dúvidas pro pessoal foi sobre Level of Education. Não vou detalhar essa parte aqui porque é bem complicado de entender, mas sugiro aos futuros NCs que pesquisem bastante antes de preencher. No grupo do Facebook (Futuros Disney Cast Members) surgirão milhões de perguntas. É meio clichê, mas uma delas pode ser a sua, e se não for, encontre um alumni legal e pergunte! Erros nessa parte do preenchimento não costumam ser um problema, mas, como eu disse, depois de enviado esse documento não pode ser alterado.



Preenchido o Application, é hora de pensar na segunda fase. Como eu disse, a palestra da segunda fase aconteceria em São Paulo dia 16 de agosto e a entrevista entre os dias 17 e 20 e marcaríamos a data previamente. O problema é que o sistema da Disney é “First come, first serve”, ou seja, quem chega primeiro tem direito de escolha. Seria um transtorno pra todo mundo de fora ter que ficar vários dias em São Paulo, então sabíamos que o dia 17 seria disputadíssimo! Recebemos um e-mail do STB dizendo que o agendamento aconteceria a partir do dia 13 de julho e quando chegou tal data as pessoas ficaram super ansiosas e os grupos do Whatsapp movimentadíssimos! Já tínhamos ouvido histórias dos anos anteriores que as vagas dos primeiros dias acabaram em horas, então precisávamos ficar alertas. A tecla F5 era nossa melhor amiga e eram frequentes mensagens como “Estou indo tomar banho/para a academia/sair pra comer/etc. Se o e-mail chegar alguém me liga?”. Seria engraçado se não estivéssemos tão ansiosos! Pra mim essa foi a pior parte do processo, pior até que a espera do resultado, pois sabia que conseguir o que eu queria dependeria só de mim. No primeiro dia, até plantão de madrugada rolou (e caso chegasse, quem estivesse acordado ficaria encarregado de ligar para os outros para avisar). Mas nada de e-mail na terça. Nem na quarta. Nem na quinta. E a cada dia que passava fomos relaxando, voltando à  rotina, íamos tomar banho sem pedir pra ninguém ligar... 

Até que chegou sexta e já estávamos pensando no assunto bem menos. Fui pro meu sítio, levei o computador – vai que chega o tão esperado e-mail – e fiquei com minha família. Tinha acabado de almoçar quando meu Whatsapp começa a gritar freneticamente. E-MAIL DA DISNEY!! Mas não, não era o tão esperado e-mail. Acontece que precisamos definir nosso interesse pelas roles (funções de trabalho) oferecidas, e o e-mail que tinha chegado pedia isso. Falei pra minha mãe que disse pra eu ligar o computador e olhar isso. Achei que fosse besteira, esse e-mail podia esperar, mas depois de alguma insistência, fui.



Eis que, enquanto ligava meu computador chega O e-mail. E aí o Whatsapp ficou enlouquecido. Enlouqueceu a tal ponto que estava impossível acompanhar. Dava pra sentir a adrenalina que estava no grupo, que foi uma coisa inexplicável! Marquei minha lista de roles tão freneticamente que não lembro bem como ficou, só lembro das minhas roles High interest: Custodial (limpeza), Performer (personagem) e Merchan (vendas), e que eu não queria Quick (restaurante). Logo em seguida fui marcar minha entrevista. Meu horário era tão bom que nem acreditei! Segunda-feira, dia 17, às 11h. Era isso mesmo? Era! Consegui! UFAAA!! Foi um alívio enorme, mas ainda sentia a adrenalina que sondava nosso grupo. E custou a passar.



Agora podíamos focar nossa atenção na segunda fase e na ida pra São Paulo!

Comentários

Postagens mais visitadas