Mercado Central
Segunda-feira (30/12) visitei o Mercado Central, que é mais do que um mercado, é um ponto turístico de Belo Horizonte.
O Mercado Central foi fundado em setembro de 1929 e fica na área central de BH. O então Mercado Municipal era aberto como uma feira. Meu pai conta que quando criança ia ao mercado, ainda aberto, e era imundo, com hortaliças pelo chão e, nos dias de chuva, a situação só piorava. Apenas em meados da década de 60, quando o então prefeito Jorge Carone resolveu vender o terreno, os comerciantes se reuniram para comprá-lo e o Mercado foi reformulado.
Imagem: Google |
Atualmente é um dos grandes pontos turísticos da cidade. Lá é possível comprar não apenas hortaliças, mas também produtos típicos de Minas Gerais como queijos, goiabada, doce de leite, temperos, café moído na hora, carne etc. Além disso, tem vários botecos, uma área dedicada ao artesanato e outra que vende animais. Dessa última, passo longe!
Dentro do Mercado tem um banheiro pra quem precisar usar. São R$0,50 para usar. Claro que não é muito bom, mas, em caso de emergência, funciona bem e é bastante limpo. Lá dentro fica uma faxineira limpando o tempo todo. Tem uma fila constante na entrada, mas a fila anda.
O Mercado tem estacionamento coberto pago que fica acima das lojas. É um conforto enorme! Para descer para as lojas pode-se usar as escadas mas tem também elevador. No dia que eu fui, o trânsito no centro de BH estava incrivelmente parado e demoramos cerca de 1h pra conseguir sair do estacionamento! No entanto, enquanto estávamos presos reparei algo que nunca tinha visto: a superfície do estacionamento não cobre todo o mercado (imagina o forno que ficaria lá em baixo...), então fizeram no centro uma área com uns bancos pras pessoas ficarem. Embora não seja um programa muito atraente assentar nos bancos no meio do estacionamento do mercado, vi gente que trabalha lá dando uma fugidinha nos bancos no tempo de folga.
Escada de acesso ao estacionamento. Fila da casa lotérica enorme! Todo mundo apostando na Mega da Virada! |
Engarrafamento na saída... |
A tal área com bancos. |
O legal do Mercado Central é que é um espaço bastante democrático, o que é favorecido pela localização. Lá tem todo o tipo de gente, de todas as classes sociais, dividindo o mesmo espaço, comprando as mesmas coisas e comendo nos mesmos lugares.
Enfim, vale a visita!
Este blog, está cada vez melhor, mostrando de forma objetiva e clara, todos os assuntos que se propoe mostrar.
ResponderExcluirVale à pena divulgá-lo aos amigos, conhecidos e familiares.
Que bom, fico feliz! Muito obrigada!
ExcluirMuito interessante, Nina!! Além de tudo é mega útil pra turistas e até mesmo pra quem é de BH e não conhece essa maravilha nossa!! Parabéns pela escrita!
ResponderExcluirObrigada, Nino!! A gente tem a mania de turistar em tudo quanto é lugar e esquece que na nossa cidade também tem muita coisa lega pra ver!
Excluir