Basílica de São Pedro
Segunda-feira chegou em Roma a Aninha, uma outra amiga minha queridíssima que ficou junto comigo e a Marcela. Nós a buscamos à tarde na estação Termini e aproveitamos que não ia dar tempo de fazer muitas coisas turísticas pra resolver coisas burocráticas pela manhã.
Na terça voltamos ao Vaticano, mas dessa vez fomos cedo. Chegamos lá por volta de 8h e estava bem vazio, não tinha fila pra entrar nem muvuca dentro da Basílica. É importante lembrar que na Itália (e no Vaticano! Hehe!) é proibido entrar nas Igrejas com short, bermuda, regatas, braço de fora etc. Tanto homens quanto mulheres, e eles barram mesmo! Então, caso não esteja suficientemente coberto, é bom ter um pano, uma echarpe, alguma coisa assim pra se enrolar. Mas fomos preparadas.
Praça de São Pedro Vazia... |
A Basílica é enorme! É a maior do mundo, inclusive. Mas talvez por já saber disso não me impressionou tanto o tamanho... O que me impressionou mais foi a riqueza no interior da Igreja... Muitas esculturas, muitas pinturas, muito ouro... Inclusive, por todo lado tem caixinhas pra depósito de doações. Pelo menos doa quem quer... Quanto às obras de arte... Acreditem, passei pela Pietà, tirei foto dela de longe e só percebi depois. Vários dias depois! Lendo meu guia, eu vi que ela estava lá. E revendo minhas fotos vi que de fato estava... Preciso aprender o guia antes de ir aos lugares, não depois!! E preciso começar a entender mais de arte também... Eu confesso que diante de tanta coisa fico meio confusa, sem saber pra onde olhar. Porque se formos olhar tudo, um dia inteiro não é suficiente! Sou dessas que dá uma olhada geral mas acaba perdendo muitos detalhes. Só olho pra eles quando alguém chama atenção pra algum... A arquitetura me chama mais a atenção. Eu acho.
Olha a Pietà, lá longe! |
Na parte da frente da Igreja, bem no meio, está o túmulo de São Pedro, mas de lá não dá pra ver bem porque está a um nível abaixo do solo. Nas laterais da Igreja tem “capelas" onde ainda são realizadas missas e tal. Aí, perto de uma dessas, lá na frente à esquerda tem uma escadinha, cuja presença só é notada (ou não) por uma fila que tem pra descer nela. Talvez pelo horário que fomos, a fila não estava muito grande...
Lá embaixo tem as tumbas dos papas. Inclusive a de São Pedro! Lá de baixo sim dá pra ver direito... Tirando isso, é um ambiente todo branco, com tumbas esculpidas em pedra branca, umas mais detalhadas que outras. È interessante e tal, mas não tem nada demais não. Pelo menos não pra mim que não sou católica. Saindo de lá tem uma fonte e a parte mais legal: acesso ao alto da cúpula da Basílica! Eu sempre olho pro preço e tudo mais, mas no fim das contas acabo pagando pra subir nos lugares e é sempre minha parte preferida!! No caso da Basílica, podia-se pagar €5 pra subir todos os 551 degraus de escada, ou €7 pra subir uns 200 degraus de elevador. Resolvemos ir de escada e sinceramente? A parte que o elevador sobe, além de ser menos da metade do caminho, é a parte mais fácil. Depois que o trem fica complicado!
A vantagem é que ao longo do caminho tem uns patamares onde dá pra parar e descansar. Um deles é numa parte externa, onde dá pra sentar e relaxar um pouco... Outro é na parte interna da cúpula, e a vista da Igreja lá do alto é bem legal! A subida a partir daí vai ficando mais complicada. Escadas estreitas e a parede vai entortando de acordo com o desenho da cúpula... A gente precisa se curvar pra passar, MAS vale muito a pena!!
Parte interna da cúpula |
A vista lá de cima é sensacional!!! Dá pra rodar 360º. Obviamente, a parte que dá pra Praça São Pedro é mais concorrida. O negócio é ir lá, tirar foto e ir pra algum outro lado admirar a vista. A descida é bem mais tranquila. Não só porque é uma descida, mas também porque tem banheiro, água, lojinha de souvenirs...
Já na descida |
Chegamos lá embaixo já nem lembro que horas. O fato é que estávamos morrendo de fome! Fechamos nossa manhã comendo em um desses restaurantes pra turistas um pouco mais barato que tinha por ali. Agora sim, um bom Spaghetti alla Carbonara!
Comentários
Postar um comentário
Sejam bem-vindos!
Fiquem à vontade para deixar comentários, críticas ou sugestões!