Passeando por Roma

Era o nosso primeiro domingo em Roma. Domingo... Roma... Isso lembra o que? Angelus! O Angelus é um momento em que os católicos celebram a Anunciação do Anjo Gabriel a Maria e é celebrado às 6h, 12h ou 18h. No domingo ao meio-dia o Angelus é celebrado com uma missa do papa na Praça de São Pedro e eu a Marcela não podíamos perder! Chegamos em cima da hora e a Praça estava lotada! Como eu já sabia que o Papa aparece na janela da residência e não na Basílica, nos posicionamos num lugar que desse pra vê-lo. Não estávamos em um lugar muito bom por causa do horário, mas dava pra ver. Vale lembrar que apesar de ter uma religião e participar ativamente, não sou católica. Isso significa que o Papa não é pra mim uma figura santa ou nada disso mas, ainda assim, assistir à missa foi uma experiência bem bacana. Uma coisa que me chamou a atenção foi o profundo respeito das pessoas por aquele momento. Tinha uma multidão ali, impossível calcular quantas pessoas, gente de todas as idades, de todas as partes do mundo. Todo mundo fazendo fotos e tudo mais, mas na hora da missa, um silêncio impressionante, mesmo entre os que não falavam italiano, língua na qual foi celebrada a missa. Por toda a Praça São Pedro tem alto-falante mega potentes, então dá pra ouvir a missa bem. Quando a missa acabou, aproveitamos o fatos de estarmos perto da saída e fomos embora correndo, antes que a multidão nos atropelasse.


Saindo de lá, finalmente fomos encontrar minha prima! Fomos até a casa dela almoçar. A italiana que mora lá fez pizza, a nossa primeira pizza italiana! Estava uma delícia, inclusive a de batata... Descobrimos que por aqui não se come sem desejar um “buon appetito!” antes, o que pode ser bem chato quando tem muita gente na mesa. Depois do almoço, fizemos uma pausa para bater papo e tomar um Café feito na Moka, a típica cafeteira italiana, e então resolvemos sair pra dar uma volta. Começamos o passeio pela Villa Borghese, um parque enorme dentro do qual tem um laguinho pra andar de barco, museus, monumentos, etc. Optamos por só andar por ali mesmo. O parque é lindo e só a caminhada vale a pena. Minha prima nos levou até o terraço do Pincio, construído em 1810 por Valadier. Lá tem uma vista panorâmica da cidade com a cúpula da Basílica de São Pedro ao fundo. De lá vimos um por do sol incrível... Acho que já deu pra perceber o quanto sou apaixonada por vista bonita, altura, paisagem e, mais ainda, por tudo isso junto! Ficaria ali por horas!

Villa Borghese
Villa Borghese
Por do sol no terraço!
Descemos então até a Piazza de Popolo (“Praça do Povo”), também desenhada por Valadie no início do século XIX. A praça é famosa por sua simetria, tendo, inclusive, dois prédios iguais, as igrejas gêmeas, que ficam lado a lado no início da Via Del Corso. Acreditem, eu que adoro coisas simétricas não tinha essa informação não reparei nelas (embora as tenha visto nas fotos depois...)! Enfim.. Da praça seguimos pela famosa Via del Corso, a principal de Roma que liga a Piazza del Popolo ao Monumento Vitoriano que visitáramos na véspera. É uma rua muito movimentada pelo comércio, com várias lojas de departamento tipo Zara e H&M. Da Via del Corso, viramos na Via dei Condotti, que já é uma rua famosa pelo comércio de grife: Gucci, Ferragamo etc. Seria como a 5ª Avenida de Nova York ou a Oxford Street de Londres. Já era noite quando, ao fim da Via dei Condotti chegamos na Pizza di Spagna, famosa pela sua escadaria do ano de 1725. No alto da escadaria fica a Igreja Trinità dei Monti e embaixo a Fonte da Barcaccia. O problema é que ambas estavam fechadas para reforma então só tinha a escadaria por lá... O legal da escadaria é poder sentar, tomar um sorvete e ficar conversando. É um ambiente bem legal e fica sempre cheia!

Piazza del Popolo - As Igrejas Gêmeas estão à esquerda..
Terminanos a noite no lugar que só pode ser o templo dos deuses: a sorveteria Procopio, que fica na Piazza Re di Roma!! Tem uma estação do metrô A que te deixa lá, é só atravessar a rua! ;) Que o sorvete italiano é famoso, não é novidade, mas eu não lembrava que podia ser tão bom!! Foi o ponto alto do dia! Hehehe! O esquema é simples: você escolhe o tamanho da casquinha (ou “cono” como dizem por aqui), dois sabores de sorvete e se quer panna (tipo um chantilly, mas de verdade. Leve e uma delícia) que já vem no preço e pronto! Divirta-se!

Comentários

Postagens mais visitadas