Metrô de Napoli

Ainda no Brasil, enquanto programávamos ansiosamente nossa viagem, eu e a Marcela líamos tudo quanto é notícia sobre a Itália, roteiros, lugares legais pra conhecer... Em uma dessas ocasiões lemos que uma estação de metrô de Napoli, Toledo, tinha sido eleita a mais bonita do mundo. Nesse dia decidimos que quando fôssemos em Napoli iríamos passar por essa estação de qualquer jeito.

Programando o nosso domingo vi que além da Toledo, as estações de metrô de Napoli eram conhecidas por serem verdadeiras galerias de arte e que havia inclusive uma espécie de circuito por essas estações chamado de “Stazioni dell’Arte”. Descobri inclusive que a Estação Mergellina, por onde chegamos, estava nesse circuito. Para o domingo, então, programamos um passeio diferente: uma volta em algumas das Estações da Arte. Fiz uma lista com todas as estações do circuito, que não são poucas, mas decidimos dar prioridade pra quatro delas: Garibaldi, Università, Toledo e Dante. Todas ficavam na linha 1 e eram as quatro primeiras paradas do metrô, o que facilitava as coisas. O plano era o seguinte: tomar café da manhã no Hostel, comprar um desses bilhetes de metrô que valem para o dia inteiro, ir para a Estação Central, deixar as mochilas no guarda-volumes e de lá começar o tour pela Estação Garibaldi que fica na Praça Garibaldi, bem em frente à Estação Central, e de lá continuar o roteiro.

A entrada da Estação Garibaldi tinha teto espelhado e esculturas em metal. Lindíssima! Ainda mantendo esse mesmo estilo, para entrar e sair da estação tem várias escadas rolantes, todas espelhadas que se cruzam. Os detalhes em vidro e metal ajudam a criar um efeito visual super legal!







Chegando lá embaixo, mais espelhos. Dessa vez com imagens de pessoas em tamanho real fazendo coisas do cotidiano: esperando em uma fila, carregando um bebê, tirando fotos, lendo livros... O negócio é que as imagens são tão bem feitas que dá pra assustar com aquelas pessoas ali! Eu e a Marcela estávamos inspiradíssimas aquele dia e começamos a fazer fotos jacu interagindo com as pessoas do espelho. Uma hora passou uma chinesa por lá que adorou nossas jacuzices e parou pra ver!



A próxima parada era a estação Università, cujo design foi criado por Karim Rashid. A estação, como o nome diz, dá acesso à Universidade de Napoli. Eu adoraria chegar à Universidade por essa estação, sem dúvida chegaria muito mais bem humorada! 


Saindo do metrô já damos de cara com um túnel rosa-chiclete e um teto meio espelhado! A estação é toda decorada com cores fortes, uma coisa meio psicodélica, com vários efeitos visuais no chão e no teto impossíveis de explicar com palavras. Tem corredor com parede rosa, azul, amarela... E uma escada com os degraus pintados de tal maneira que formam a imagem de Dante Alighieri. 


Canappione!



Na saída, um grande vão meio cinza cheio de efeito de luzes com umas esculturas enormes e um painel na parede que remetem a símbolos matemáticos, químicos, imagens de moléculas e coisas assim. Na parede da escada que dá acesso ao lado de fora, azulejos brancos com termos informáticos escritos em verde como “database”, “link” e “software”. 



Decidimos sair da estação pra ver o que tinha em volta, mas nada muito interessante, só uma estátua de Vittorio Emmanuele, mas dessas já tínhamos visto aos montes!



Próxima parada: Toledo!

Comentários

Postagens mais visitadas