Sobre viagens, conquistas e ambições


Fevereiro chegou e, apesar da proximidade com o carnaval, em teoria, é um mês em que a vida volta ao normal, meus alunos voltam de viagem e o ritmo de aulas aumenta consideravelmente. Digo “aumenta” pois não parei de dar aula nem na semana entre natal e ano novo.
Essa semana retomei as aulas com um casal que está comigo desde o semestre passado. Eles estiveram em Roma por duas semanas fazendo um curso de italiano e, o objetivo quando as aulas começaram era pular pelo menos 1 nível do curso quando estivessem lá, aquele nível em que aprenderiam a se cumprimentar, dizer de onde vem e essas coisas. Objetivo cumprido e superado!
Para quem não sabe, existe um quadro de referência europeu, que é um padrão que mede a fluência de uma pessoa em um língua e esse quadro é dividido em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, sendo A1 o mais básico e C2 o mais avançado Dito isso, fiquei muito feliz ao saber que, se no primeiro dia de aula esses alunos foram encaminhados para o nível A1.1, no segundo já foram transferidos para o A1.2 e na segunda semana iniciaram o A2. E o progresso no retorno foi nítido!
Além dos mimos que meus alunos trazem para mim das viagens à Itália (guardo todos, menos os de comer, é claro), meu maior presente é ver que, mesmo que tenham tido uma experiência incrível e tenham tido aula com ótimos professores, fazem questão de retomar as aulas comigo. Mais da metade dos meus alunos particulares atuais fez curso de italiano na Itália e todos eles retomaram as aulas quando voltaram.
"Para dar sorte!"
Propaganda feita, onde quero chegar com isso? Na minha viagem, que está próxima, e na minha busca pela excelência. Se o que está me levando à Itália é um curso para professores de italiano, não canso de ouvir que o que me motiva vai muito além dele. E essas pessoas têm razão. No entanto, experiências como a desses alunos, que não foi a primeira e espero que não seja a última, me faz pensar na minha responsabilidade como professora e com aqueles que confiam em mim e pagam pelo meu trabalho. Me faz pensar que estou tendo uma oportunidade incrível, de, mais uma vez, estar um passo à frente da maioria dos professores e eu preciso aproveitar essa oportunidade ao máximo, não só durante as semanas de estudo mas cada segundo que eu estiver lá. Cada conversa, cada passeio, devem trazer aprendizados e é isso que estou buscando. Quero que cada experiência possa agregar alguma coisa em mim como pessoa, mas também como profissional. Sou privilegiada de saber o meu caminho e agora só cabe a mim fazer o melhor que puder por ele.

Comentários

Postagens mais visitadas