O que significa trabalhar como Quick Service na Disney?

Quando nos candidatamos para o trabalho na Disney, podemos exercer várias funções: trabalhar nos brinquedos, na limpeza, nas lojas, etc... Embora possamos falar nossa preferência no momento da entrevista, nem sempre eles atendem ao nosso pedido. Ficamos sabendo pra qual função fomos escolhidos no momento em que recebemos a carta de aprovação no programa, a famosa Job Offer, e não tem como pedir pra mudar e aí podemos aceitar participar do programa ou não.

Eu confesso que a minha aprovação não foi uma grande surpresa pra mim. Eu saí da minha entrevista muito confiante e com a certeza de que tinha passado. O problema é que muitas vezes os entrevistadores direcionam a entrevista pra uma função específica, dando uma dica do que virá na Job Offer, mas não foi o meu caso e eu não fazia ideia do que viria. Quando ela finalmente chegou foi um grande choque: Quick Service Food and Beverage. Era a única função que eu não queria, mas acho que mentalizei isso tanto que foi o que veio pra mim. Decidi, porém, que meu programa seria maravilhoso e que se eu tinha sido escolhida pra isso é porque era o melhor pra mim.

Minha cara quando descobri qual seria minha role!

O que significa trabalhar como Quick Service Food and Beverage?

Essa é uma role que envolve trabalhar com comida, nos parques, hotéis e em Disney Springs. Você pode ser indoor, outdoor ou, no caso do Magic Kingdom, trabalhar em Stands (como eu!) e quem determina tudo isso é a Disney e só descobrimos onde trabalharemos quando chegamos lá.

Ao longo dos posts vocês verão que Quick Service - Food and Beverage é uma role cheia de possibilidades. Pedi então ajuda para outras pessoas que exerceram essa função para tentar dar um panorama mais amplo e dar o máximo possível de detalhes. 

Indoor

Quem é indoor trabalha basicamente em restaurantes fast food. Nesse caso, pode trabalhar na FoH (Front of House)  que pode incluir trabalho em caixa, limpeza das mesas, entrega dos pedidos, recepção dos guests, etc.; BoH (Back of House), que é o trabalho na cozinha e com preparo de alimentos, ou ambos. Todas as pessoas são responsáveis por todas as funções que são realizadas no lugar. Ao longo do dia revezam-se as funções, mas a maneira como acontece essa rotação depende do local de trabalho.

Quem é indoor e trabalha com preparo de alimentos mexe com forno, fritadeira, faca, alimentos e bebidas quentes e isso tudo pode acabar causando alguns pequenos acidentes, como cortes, queimaduras etc. E acontece, por mais que tenhamos todo cuidado possível! Muitas vezes o lugar tá cheio, e aí fica ainda mais difícil! Então é importante saber lidar com a pressão de ter guest esperando, de ter seu coworker ou seu manager te apressando e você sem conseguir acelerar o ritmo, por mais que tente!

Lucas Mendes, Port Orleans - Riverside



Algumas pessoas têm treinamento de caixa e, obviamente, é uma responsabilidade muito grande mexer com dinheiro, mas é bem tranquilo! Nos acostumamos rapidinho com o sistema e com o dinheiro americano.

Zuilla, Disney Springs

Alguns possíveis locais de trabalho: Cosmic Rays (FoH e BoH), que é um dos maiores restaurantes fast food no mundo, Columbia Harbour House (FoH), ambos no Magic Kingdom; o Electric Umbrella e Sunshine Seasons, no EPCOT; o Backlot Express no Disney’s Hollywood Studios; Restaurantosaurus ou Pizzafari, no Animal Kingdom ou nas praças de alimentação dos hotéis, como All Star, Art of Animation, Pop Century e Port Orleans, por exemplo.

Júlia Leite, DHS

Monika Morimoto, MK


Marina Guimarães, All Star Sports


Outdoor Vending (ODV)

Quem é ODV (Outdoor vending) trabalha nos carrinhos de pipoca e sorvete dos parques e de Disney Springs. É um trabalho mais solitário, uma vez que geralmente a pessoa fica sozinha ou, no máximo, com uma ou duas pessoas. O problema disso é que às vezes o CM acaba ficando meio sobrecarregado, tendo que cuidar do caixa, da pipoca, das bebidas e etc. tudo ao mesmo tempo, e com uma fila enorme! Isso pode ser bem estressante e cansativo! Além disso, tendo algum problema, a pessoa não tem muito a quem recorrer e tem que se virar sozinha. O lado bom disso é que a pessoa também não tem um manager ou coordenador no pé o dia inteiro. Mas, caso realmente precisem de alguém, os ODV ficam com o rádio que podem usar. Além disso, quem é ODV precisa fechar o caixa sozinho o que dá o maior trabalho e ainda tem que torcer pra não dar uma diferença grande na contagem.

Zuilla, Disney Springs

Quem é ODV trabalha ao ar livre, o que significa que sofrerá diretamente as variações do clima: quando estiver quente, vai sofrer no calor, e quando estiver frio, pegar o sorvete vai ser uma verdadeira tortura! Não há casaco que segure o frio quando está realmente frio! A vantagem de trabalhar ao ar livre é que quem é ODV tem muito contato com os guests que sempre param pra interagir ou pedir alguma informação. Conhecer bem o local de trabalho, então, é sempre muito útil!

Milene Rocha, EPCOT - WSC

Milene Rocha, EPCOT

Depoimento de um ODV

E aí pessoal! Meu nome é Matheus, sou Alumni 15/16 e fui Quick no melhor parque: o Disney's Hollywood Studios! Pra quem não sabe, a role de quick se divide em indoor e outdoor. Eu tive a sorte de cair de outdoor, o que significa que eu tinha várias work locations espalhadas por todo o parque, incluindo o Fantasmic! 



Pois então, o trabalho de quick não costuma ser dos mais fáceis não. Os shifts variam bastante de duração, indo de shifts curtos como o Fantasmic (5h) até uns absurdos na semana do Natal/Ano Novo que chegam a 14/15h. Quick tem fama de rico na Disney, e realmente ganha uma grana boa se você quiser, mas trabalha absurdos! Na semana do Natal fiz 74h e na do Reveillon bati as 79,5h. 



Quanto ao trabalho, é correria! Inclusive ouvi de uma manager que no ODV (outdoor vending) a second key é "efficiency", porque tem que ser rápido! Fila de pipoca não acaba nunca, e de sorvete em dia de sol é uma loucura! Outra coisa importante em ser quick também é ter um sistema imunológico funcionando em boas condições hahaha tem dia de fazer opening shift às 7h da manha à 1 grau e sensação de -2! E tem os dias de derreter com os 40 graus da Flórida. E é aquele choque térmico de forno, pipoqueira, ar condicionado, chuva, furacões (sim, eles existem). Enfim, é uma role que varia bastante e que voce tem bastante liberdade pra trabalhar, afinal é um coordinator pra cada zone, que pode ter vários carts! E tem a parte boa de poder sair do carrinho quando tiver tranquilo e ficar conversando com o guests, pode fazer inúmeros magical moments e pode, no caso de que, trabalha no Hollywood, dançar horas com os guests na frente do cart na hora que tiver rolando a Character Dance Party! Tentei ser bem conciso e dar um panorama geral sobre o ODV, mas se quiserem mais informações, pode me chamar no snap e no insta (final do post) que vai ser um prazer imenso ajudá-los!



Por Matheus Gonçalves

Stands

Stands é uma categoria só do Magic Kingdom, sendo possível cair como Stands West, que trabalha na Adventureland, Frontierland e Liberty Square ou Stands East, que trabalha na Fantasyland e Tomorrowland. Trabalhar em Stands é uma coisa intermediária entre ODV e trabalho indoor. Nos outros parques, geralmente, quem faz o trabalho correspondente àquele de Stands (vender turkey leg e churros, por exemplo), são os ODV. A diferença é que não somos responsáveis pelos carrinhos de pipoca e sorvete. Por outro lado, no caso dos Stands West temos trabalho indoor também, como o que eu fazia na Sleepy Hollow. Já contei com detalhes como era, então quem quiser saber, pode ler aqui e aqui.



Vantagens de ser Quick

Das vantagens de ser quick está o fato de que podemos pegar bebida de graça! No meu caso eu tinha, além da água, refrigerante, café e chocolate quente! Os guests não podiam me ver bebendo, então durante o horário de trabalho ou eu usava uma garrafinha específica que eles nos davam ou ia para os fundos da Sleepy Hollow. De todo jeito eu tinha liberdade para pegar o que quisesse antes e depois do trabalho e também nos intervalos. 

Em relação ao uniforme, a Disney fornece tudo, menos o sapato. A não ser que você seja Quick ou Custodial! Geralmente, o sapato de Quick é um tênis todo preto. Você pode até comprar, mas pra que fazer isso se a Disney dá de graça? De fato o tênis não é bonito, mas ninguém olha pro seu pé e ele é tão confortável que vale a pena! Além disso, o tênis suja tanto que é besteira querer um tênis “bonito” pra trabalhar! Eu pude escolher entre um modelo com e um sem cadarço, mas acabei escolhendo sem, por praticidade mesmo. Se você for de outras roles, pode comprar esse tênis por US$30, divididos em duas vezes. O valor é descontado diretamente do salário. Eu particularmente acho que vale a pena o investimento... Muita gente comprou uns tênis de qualidade ruim no Walmart pra economizar mas acabou machucando muito o pé.

Eu com minha costume dos Stands West. Tênis de quick, garrafinha d'água na cintura...
Além disso, tem a questão do salário e das horas extras, mas farei um tópico à parte!

Desvantagens de ser Quick

A primeira desvantagem, na minha opinião, é lidar com a pressão de ter que frequentemente fazer muitas coisas ao mesmo tempo e tem que ser ágil! Os guest que vêm até nós estão com fome e gente com fome frequentemente não está no melhor humor possível... Como diz a Júlia Leite: os guests aceitam esperar duas horas na fila de um brinquedo, mas não aguentam esperar 10 minutos por uma comida...

Ser quick também exige muito esforço físico: carregar peso (pode ser caixa de óleo, refrigerante, nutella ou qualquer outra coisa), empurrar carrinhos pesados, andar muito, ficar muito tempo em pé, abaixar, levantar, se esticar pra alcançar coisas, pra limpar... Enfim, pode ser realmente desgastante! Sem contar os acidentes que eu já citei: queimaduras, cortes, espremer o dedo nos lugares mais inusitados... Tem que entrar no freezer, limpar freezer e depois morrer de calor mexendo no forno ou na fritadeira.

Outra coisa meio tensa é mexer com o lixo que é pesado e ainda tem o lixo de resto de comida que não é muito bom de mexer... É pesado e o cheiro é forte, mas precisamos lidar com isso. Além disso, os sacos de lixo são meio frágeis então é sempre bom usar dois pra garantir que não vai vazar.

Falando em lixo, quick acaba jogando muita comida fora... Acontece que a Disney preza MUITO pela segurança, então eles são rígidos em relação a prazo de validade e tal. Algumas coisas tem prazo de validade de apenas algumas horas, então se não vender, joga fora. Sobrou comida no final do dia? Joga fora. Em algumas work locations os managers dão as sobras pros funcionários, mas nunca pedi e nunca me deram. Além disso, tem um padrão de qualidade: o funnel cake não saiu muito bem feito? Joga fora! O Waffle quebrou? Joga fora. O guest devolveu um funnel cake novinho porque ele queria um que estivesse um pouco mais/menos frito? Joga fora. É triste, mas é assim que acontece pra evitar qualquer contaminação!

Além disso, contei neste outro post alguns dos apertos que passei no trabalho!

Horário de trabalho, salário e horas extras

Na Disney somos pagos pela hora trabalhada. Isso significa que quanto mais horas, mais dinheiro! Recebemos todas semana (recebemos toda quinta-feira o correspondente ao trabalhado até o sábado anterior) e eles são obrigados a nos dar um mínimo de 30h semanais. Acontece que quicks costumam fazer bem mais, então de modo geral, quicks são bem ricos! O número de horas trabalhadas varia muito dependendo de onde a pessoa trabalha, mas costuma ser fácil pegar muitas horas. Em janeiro eu fazia umas 40 e era um número bem baixo. De modo geral o pessoal fazia um mínimo de 50 ou 60 horas por semana, com um ou dois dias de folga. Meu máximo foram 74h, na semana do Natal, em que tive um dia de folga! Além das muitas horas, se você fosse escalado pra fazer mais de 8h por dia ou 40h por semana, o valor de cada hora a mais era maior e isso dava uma incrementada boa no salário!

O horário de trabalho também varia muito! Eu quase todo dia era responsável pelo closing, então chegava no início da tarde e ficava até à noite, dependendo do horário em que o parque fechava. Em dezembro principalmente tinha dias que eu saía bem tarde, porque o parque fechava tarde e eu saía no mínimo uma hora depois que o parque fechava. Quem trabalhava em resort corria o risco de trabalhar de manhã, o que significa chegar muito cedo, às 5 da manhã! A vantagem é que no meio da tarde a pessoa já estava liberada. Mas também tem aqueles horários que começam no meio da manhã e vão até o início da noite. A vantagem é que não precisa acordar muito cedo e dá tempo de ir pra todas as festas e tal, mas acaba ficando difícil de aproveitar o dia, ir aos parque e tal.

O treinamento de Quick costuma ser muito parecido em todos os locais de trabalho, o que significa que é muito fácil pegar hora extra em outros lugares que não sejam o próprio local de trabalho! Eu particularmente só peguei duas vezes e mesmo assim foi nos Stands West. A diferença é que eu trabalhava na Liberty Square e peguei na Frontierland! O problema é que eu realmente não tinha muito tempo (em dezembro não tive mesmo e em janeiro quis diminuir o ritmo) e me sentia muito insegura, principalmente porque o meu treinamento era muito específico e eu tinha medo de não conseguir fazer o que tinha que fazer. Sei de gente, porém, que pegou hora extra em vários lugares, que trabalhou nos quatro parques, em Disney Springs e amou a experiência! Aí vai de cada um... MAS, para aqueles que quiserem fazer isso, aconselho sempre a pesquisar um pouquinho sobre onde vai trabalhar pra não cair em nenhuma enrascada. Você pode pegar um trabalho extremamente chato e desgastante, como o de Steward, que é basicamente um auxiliar de cozinha, e ter que limpar restos de comida dos pratos e lavar louça com um método que você nunca usou antes e com um monte de gente nada disposta a te ajudar.

Lucas Mendes, Hollywood Studios
Monika Morimoto, Tomorrowland, MK

Magical Moments

Magical Moments são aquelas coisas que fazemos para tornar o dia do guest mais especial! Mais uma vez, a maneira como isso acontece depende de onde a pessoa trabalha. Quando se trata de Quick e Magical Moment o que vem à cabeça é dar comida de graça! Acontece que, se um guest deixa cair alguma coisa no chão, por exemplo, temos total liberdade pra dar outro, sem cobrar nada! Não existe um limite, a maneira como isso é feito depende do bom senso de cada um e do que cada local estabelece. Onde eu trabalhava, por exemplo, eu sempre podia dar outro caso houvesse algum problema com o pedido, mas dificilmente eu conseguia dar alguma coisa simplesmente para fazer um agrado ao guest, primeiro porque fazíamos as coisas muito contadas, segundo porque os managers não nos davam tanta liberdade assim para isso. Quando eu estava no market era mais fácil e quando estava chegando a hora de fechar, se tivesse sobrando milho ou batata eu costumava dar para um guest que comprava alguma coisa, que parava pra pedir informação ou até que estivesse simplesmente passando por ali. Essa era uma surpresa muito boa e por menos que fosse a ação, podíamos deixar o dia do guest muito mais feliz!

Concluindo...

Eu particularmente amei esse trabalho, apesar da resistência inicial! De modo geral aprendemos muito: a sermos mais humildes, a valorizar mais as pessoas, independentemente do trabalho, a ter iniciativa, trabalhar em equipe (mas ser autônomo!), a prestar mais atenção em aspectos de organização e higiene... Voltamos mais exigentes, ver gente comendo/bebendo no horário de trabalho me traz um certo incômodo, ver gente usando celular no horário de trabalho quase me mata, ainda mais quando tem cliente esperando, e o mesmo vale pra conversa durante o horário de trabalho! Algumas pessoas falaram que odiaram ser Quick, odiaram o trabalho, mas isso daí vai do perfil de cada um. Não julgo essas pessoas, cada um tem suas razões, mas eu voltaria e faria tudo novamente!

Agradeço a todos que mandaram fotos e depoimentos para esse post:
  • Fernanda Zloccowick (ODV, Animal Kingdom)
  • Júlia Leite (Sunset e Dockside, Hollywood Studios) - Insta: juuleite
  • Juliana Barcellos (Cosmic Rays, Magic Kingdom)
  • Lucas Mendes (Riverside Mill Food Court, Port Orleans - Riverside)
  • Mariana Nunes (Cosmic Rays, Magic Kingdom)
  • Marina Guimarães (All Star Sports) - Insta/Snap: mariiiguimaraes
  • Matheus Gonçalves (ODV, Hollywood Studios) - Insta: matheusfgoncalves / Snap: matheusphelps
  • Milene Rocha (ODV, EPCOT) - Insta: milenevieira / Snap: milenerocha
  • Monika Morimoto (Pinocchio's Village Haus, Magic Kingdom) - Insta: m__morimoto / Snap: m_morimoto
  • Zuilla Kathleen (Disney Quest, Disney Springs) - Insta/Snap: zuillak

Comentários

Postagens mais visitadas